Alunos de Letras participam de oficina sobre bases de dados e uso das normas da ABNT
A atividade teve como objetivo reforçar instrumentos de pesquisa e sistematizar regras de elaboração e formatação de textos acadêmicos
No último sábado letivo (11), os alunos do Curso de Licenciatura em Letras participaram da Oficina “Bases de dados de pesquisa e normas ABNT de trabalhos acadêmicos”, ministrada pela bibliotecária do Campus, Dra. Roberta Caroline Vesu Alves.
A oficina teve início com a apresentação das principais bases de dados de pesquisa: a Pergamum (utilizada pelo Instituto Federal de São Paulo); a Biblioteca Virtual Pearson, assinada pelo IFSP e que contém livros virtuais científicos e ficcionais; o Portal de Periódicos Capes, que dá acesso a artigos, livros e outros trabalhos científicos de forma gratuita; o Portal de Periódicos Scielo Brasil e, por fim, a Target Gedweb, que permite, mediante login institucional, acesso às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A bibliotecária exibiu a interface de cada uma das bases, fez demonstrações de como fazer pesquisas e utilizar os filtros disponíveis, a fim de obter resultados mais eficientes.
Na sequência, Roberta apresentou as seguintes normas da ABNT: NBR 14724 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos; NBR 6028 – Informação e documentação – Resumo, resenha e recensão; NBR 10520 – Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023 – Informação e documentação – Referências, enfatizando principalmente essas duas últimas.
Por fim, com a finalidade de verificar a aprendizagem dos estudantes, houve uma dinâmica. A ministrante distribuiu livros aos participantes e solicitou que fizessem a referência completa do material, além de uma citação direta e indireta.
De acordo com a professora Jéssica Kurak Ponciano, do Curso de Letras, “a oficina foi muita rica para os estudantes, pois nem sempre nas disciplinas os professores conseguem abordar o uso das bases de dados e sistematizar as normas da ABNT, que são essenciais para formatação dos trabalhos e para quem manifesta interesse por pesquisa”, destacou.
Além de auxiliar com estratégias de pesquisa e com a rotina acadêmica, a oficina ainda contribuiu para aquisição de conhecimentos que futuramente poderão ser utilizados pelos licenciados, caso atuem em revisão de textos e atividades editoriais ou sigam os estudos na pós-graduação.
Redes Sociais