Futuras pedagogas desenvolvem oficinas de leitura na Escola Doce Saber
Atividade de curricularização da extensão com leitura literária gera encantamento e aprendizagem
As alunas do 6º semestre do curso de Pedagogia do IFSP – campus Presidente Epitácio - realizaram, no dia 20 de outubro de 2025, uma tarde repleta de descobertas e imaginação na E.M.E.F.E.I. Doce Saber.
Durante as oficinas de leitura, os pequenos leitores do 1º ano mergulharam em histórias encantadoras, explorando estratégias de leitura como conhecimento prévio, visualização, questionamento, conexões, inferência, sumarização e síntese.
As professoras da escola municipal que acolheram as estudantes de Pedagogia foram: Carla Camargo (egressa do curso de Pedagogia e atual aluna do curso de Letras) e Suellen Silva. Também acompanharam as ações e incentivaram as estudantes as gestoras: Lígia Araújo e Valéria Palharini.
A orientadora das ações foi a Dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa, docente do IFSP e responsável pelo componente curricular Fundamentos e metodologias do ensino da Língua Portuguesa.
A turma de Pedagogia foi organizada em quatro grupos.
O grupo 1 foi composto pelas licenciandas Fabrícia Moreira Dias, Natalye Portugal Clementino dos Santos, Sidylene Souza de Oliveira, Camila Isabeli da Conceição Vieira, Evellyn Gabrielly Prado da Silva Campos e Rosa Maria Campos da Rocha. Elas desenvolveram uma oficina baseada no livro A Bela Desadormecida, de Frances Minters, com ilustrações de G. Brian Karas. A atividade teve como objetivo promover o gosto pela leitura entre alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A escolha da obra se deu por seu potencial de envolver as crianças em uma narrativa mágica e emocionalmente rica, repleta de ilustrações atrativas, linguagem acessível e um final inesperado, proporcionando momentos de encantamento e estímulo à imaginação. Durante a preparação, o grupo elaborou o plano de aula com base em estratégias de leitura influenciadas por estudos como o de Santos e Souza (2011), que discutem práticas eficazes para o desenvolvimento da compreensão leitora a partir de contos de Andersen. Além de confeccionar chapéus de bruxa como parte das atividades lúdicas.
A execução da oficina foi marcada pela crescente participação e entusiasmo das crianças. A experiência proporcionou às alunas uma vivência significativa de articulação entre teoria e prática, reforçando a importância do trabalho coletivo, da criatividade e da adaptação no contexto escolar. O projeto evidenciou o papel essencial da extensão universitária na formação docente, promovendo aprendizado, reflexão e transformação social por meio da leitura.
Turma do 1º ano juntamente com a professora regente Suellen, a orientadora do projeto de extensão, Dra. Gislene, e as discentes responsáveis pela execução das atividades de leitura

Momento da explicação da atividade lúdica
O grupo 2 foi formado pelas discentes Avelina Batista da Cruz, Juliana Miranda Garbin, Kamily Vitoria da Silva, Lilhyan de Oliveira de Souza, Mariana Emanuelen da Silva Santos, Maria Fernanda Costa Graciano, Rebeca Rodrigues de Almeida, que escolheram o livro Gatinho Levado.
A oficina pedagógica foi cuidadosamente preparada, transformando a sala em um círculo com materiais como palitoches e máscaras de tigre para colorir. A execução se concentrou na leitura mediada do livro Gatinho Levado, utilizando palitoches e estratégias de leitura que exploravam conhecimentos prévios e inferências. A reação das crianças foi de extremo acolhimento, curiosidade e participação entusiasmada, demonstrando atenção e criatividade nas respostas, descobrindo o mistério do livro rapidamente.
A aprendizagem culminou no reconto oral da história pelos alunos usando os palitoches. Para o grupo de alunas, a experiência foi um ponto positivo na prática efetiva da leitura e na vivência em sala de aula, apesar do aprendizado de que é preciso aprimorar a organização das falas dos alunos e criar um ambiente mais aconchegante.
Responsáveis pela realização da oficina
Alunos utilizando o recurso da oficina

Atividade de síntese da história
O grupo 3, no qual atuaram as alunas Amanda Stephanni da Costa, Ester Raquel Pereira da Silva, Fernanda Castro de Souza, Leiriely Aparecida Lopes de Holanda, Mayumi Gabriela dos Santos e Vanessa Kaus Amaro Martinelli, desenvolveu a oficina “Papai! – Estratégias de leitura”, utilizando o livro Papai! de Philippe Corentin. A escolha dessa obra se deu por abordar, de maneira lúdica e sensível, o tema do medo infantil, permitindo trabalhar com as crianças a superação desse sentimento e o fortalecimento do vínculo afetivo entre pais e filhos.
Para a preparação da oficina, o grupo realizou estudos sobre estratégias de leitura e mediação literária, além de organizar cuidadosamente o espaço da biblioteca, que foi transformado em um ambiente semelhante a um quarto infantil, favorecendo a imersão na história e criando um clima acolhedor para a escuta e a imaginação das crianças.
Durante a execução da oficina, as mediadoras realizaram uma leitura dramatizada, com pausas para estimular a visualização, a inferência e as conexões pessoais das crianças com a narrativa. Os alunos demonstraram grande entusiasmo, participaram ativamente das discussões e expressaram suas percepções com espontaneidade. As atividades posteriores, como a pintura dos dinossauros de gesso e o jogo de “verdadeiro ou falso”, ampliaram o engajamento e favoreceram a compreensão do enredo de forma divertida e significativa. Com essa experiência, o grupo aprendeu a importância do planejamento intencional, da flexibilidade pedagógica diante dos imprevistos e da mediação sensível no processo de leitura. Além disso, compreenderam, na prática, como a extensão universitária contribui para o desenvolvimento da identidade docente, articulando teoria, prática e compromisso social com a educação.
Inicio da contação de história

Sumarização com perguntas de verdadeiro ou falso

Participação dos alunos na atividade
Por fim, o grupo 4, organizado pelas estudantes, Ana Beatriz Zaniboni dos Santos, Eduarda Fernanda da Silva Caldeira, Jacqueline Yuri Santana Cruz, Karina Aparecida Neiva Gonçalves, Ketelly Alexandre da Silva, Luana Correa e Maria Gabriela Marcelino.
O livro escolhido foi Um talento Escondido de Maude-Iris Hamelin-Ouellette, porque reflete a importância de não desistir de encontrar o seu talento, pois à vezes ele está onde menos se imagina. A oficina teve início com a apresentação do livro e observação de sua capa. Em seguida, uma caixa surpresa foi utilizada para despertar a curiosidade e ampliar o conhecimento prévio dos alunos, que fizeram diversos palpites sobre o que havia dentro. Durante a leitura da história, conduzida por Jacqueline, os alunos foram convidados a falar sobre seus talentos, enquanto Karina, caracterizada como a personagem, se transformava conforme os talentos surgiam, revelando os itens da caixa surpresa.
As crianças participaram ativamente, interagindo e respondendo às perguntas feitas sobre a história. Ao final, foi realizada uma sumarização coletiva, na qual os alunos recontaram as partes principais da história e desenharam o talento que gostariam de ter.
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| Conhecimento Prévio - Caixa Surpresa |
Síntese através de desenho |
Momento da leitura e interação com as crianças
Mais do que uma atividade, foi uma experiência de formação e extensão, aproximando o ensino superior à escola básica e fortalecendo o compromisso com uma educação pública de qualidade e transformadora.
Parabéns às futuras pedagogas pela atuação nesse projeto que une teoria e prática, sala de aula e comunidade, leitura e encantamento!


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