Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Superiores > Bacharelado em Engenharia Elétrica > Últimas notícias > Estudantes de Ciência da Computação finalizam Projeto de Extensão "Engajando Alunos e Capacitando Professores: Ferramentas de Educação como Recursos para o Aprendizado"
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes de Ciência da Computação finalizam Projeto de Extensão "Engajando Alunos e Capacitando Professores: Ferramentas de Educação como Recursos para o Aprendizado"

Em 2024, o projeto 'Engajando Alunos e Capacitando Professores' formou docentes da rede estadual no uso de ferramentas tecnológicas para aulas mais interativas.

  • Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2024, 10h34
  • Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2024, 10h34
imagem sem descrição.

No segundo semestre de 2024, foi realizada a segunda etapa do projeto de extensão "Engajando Alunos e Capacitando Professores: Ferramentas de Educação como Recursos para o Aprendizado". A iniciativa ocorreu na Escola Estadual Projeto de Ensino Integrado Antônio de Carvalho Leitão e teve como foco a formação de professores da rede estadual para o uso de ferramentas tecnológicas, visando tornar as aulas mais interativas e engajantes.

Como parte do Projeto de Curricularização da Extensão, os alunos Breno Wille Bezerra Correia, Gabriel Araujo Zanardo, Pablo dos Santos Mizael e Vinícius Souza da Silva, sob a orientação do professor Cláudio Maximilliano Zaina, conduziram o curso. A ação foi uma resposta à principal demanda identificada: o baixo engajamento dos alunos em sala de aula.

A primeira fase do projeto, realizada no primeiro semestre de 2024, introduziu ferramentas como Quizziz e Google Slides, com suporte da extensão Pear Deck, por meio de palestras. Na segunda fase, realizada entre 20 de setembro e 1º de novembro, os professores participaram de aulas práticas semanais, totalizando 20 horas de formação. Durante esse período, exploraram funcionalidades avançadas das ferramentas, desenvolveram atividades interativas e discutiram estratégias para melhorar o engajamento dos estudantes.

Legenda: Aula expositiva utilizando a plataforma Quizziz
Foto: Acervo do projeto

 


Legenda: Aula expositiva utilizando a plataforma Google Slides com a ferramenta Pear Deck
Foto: Acervo do projeto

 

Daniel Barbosa dos Santos, coordenador da escola, enfatizou a relevância da formação contínua dos professores, destacando que projetos como este são essenciais para enfrentar os desafios do novo ensino médio e da implementação de plataformas digitais obrigatórias, como o Centro de Mídias de São Paulo (CMSP).

A comunidade escolar acolheu a iniciativa com entusiasmo. Muitos professores relataram um aumento em sua confiança no uso de tecnologias em sala de aula e expressaram animação para aplicar os conhecimentos adquiridos em suas práticas pedagógicas. O sucesso da segunda fase reforça a importância do projeto, contribuindo para a transformação da educação em um cenário cada vez mais digital.

A notícia com mais detalhes sobre a elaboração do projeto e sua primeira fase encontra-se aqui: https://pep.ifsp.edu.br/index.php/ultimas-noticias/2987-estudantes-de-ciencia-da-computacao-capacitam-professores-de-escola-estadual-em-presidente-epitacio

registrado em:
Fim do conteúdo da página