Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Superiores > Bacharelado em Ciência da Computação > Últimas notícias > Grupo de pesquisa Geppes atende a 20 escolas estaduais por 8 meses no curso Letramento literário na formação docente
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Grupo de pesquisa Geppes atende a 20 escolas estaduais por 8 meses no curso Letramento literário na formação docente

Seminário de Boas Práticas marcou o último dia de curso com os professores da rede estadual

  • Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2024, 14h28
  • Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2024, 14h30
imagem sem descrição.

No dia 21 de novembro, aconteceu o oitavo e último encontro do curso de extensão Letramento literário na formação docente. O tema do dia foi a realização do Seminário de Boas Práticas – momento em que todos os cursistas apresentaram uma replicabilidade desenvolvida na escola em que atuam a partir dos estudos e das oficinas vivenciadas no processo formativo no IFSP.

O curso aconteceu no campus Presidente Epitácio de março a novembro de 2024 e foi ofertado pelo grupo de pesquisa Geppes aos professores da rede estadual que atuam nas salas de leitura. A ação compõe uma pesquisa em andamento acerca das práticas de letramento literário na escola básica. A coordenadora da pesquisa, Dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa, foi quem organizou as ações do oitavo encontro.

Por meio de parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Santo Anastácio, o curso presencial de 64 horas atendeu a todas as escolas estaduais da região que abrigam salas de leitura. Os encontros mensais, com oito horas de duração cada um, trouxeram estudos e práticas sobre letramento literário, especialmente quanto a estratégias e metodologias de ensino da literatura. Os cursistas tinham o compromisso de replicar as ações nas escolas de origem. Dessa forma, diversos alunos das escolas atendidas e até outros professores foram alcançados com práticas de leitura literária.

Durante o Seminário de Boas Práticas, foi possível constatar atividades de ensino com as estratégias de leitura, a sequência básica, a sequência expandida e a leitura cumulativa. Houve compartilhamento acerca da valorização do ambiente de leitura literária e da organização do espaço para ler em cada escola. Além disso, diversos foram os relatos que evidenciaram a criação ou o fortalecimento de comunidades leitoras nas unidades escolares.

Os dados coletados durante o processo formativo servirão para a pesquisa fomentada pelo CNPq: Formação continuada de professores da Sala de Leitura - estratégias e práticas de letramento literário na escola. No ano de 2025, o grupo de pesquisa Geppes realizará as próximas etapas da investigação, que incluem a análise dos dados e a publicação dos resultados para a comunidade. Um evento científico de culminância da pesquisa está previsto para novembro de 2025.

 

Professora Ana Muraro, da Escola Estadual Eng. Orlando Drumond Murgel, apresentando uma prática de leitura cumulativa

 

Professora Elisabeth Carvalho, da Escola Estadual Consuelo Fernandes de Magalhães Castro, compartilhando experiências a respeito das comunidades leitoras

 


Professora Elisângela Luchetta, da Escola Estadual Alfredo Marcondes Cabral, na socialização de uma atividade de sequência básica

 


Professora Jacqueline Amaral, da Escola Estadual Prof. Hiroshi Shirassu, apresentando uma prática com as estratégias de leitura

 


Professora Ruth Ataíde, da Escola Estadual Dep. José Sanches Postigo, compartilhando uma atividade com a sequência expandida

 


Da esquerda para a direita: Hélio Casemiro (representante da Diretoria de Ensino da Região de Santo Anastácio); Gislene Barbosa (docente do IFSP, coordenadora da pesquisa e responsável pelo curso de extensão); Gisele Veiga (discente do curso de Pedagogia, ativa no Geppes); Maria Alzira Santos (docente do IFSP, coordenadora do curso de Letras)

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página