Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Boletim PEP News: Edição Inaugural

Boletim de Comunicação Interna direcionado aos(às) servidores(as) e colaboradores(as) do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio. Ano I, Edição Inaugural. Presidente Epitácio, 28 de abril de 2021.

  • Publicado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 17h23
  • Última atualização em Terça, 20 de Julho de 2021, 18h22
imagem sem descrição.

Boletim PEP News: concepção e objetivos

Este boletim informativo é direcionado aos(às) servidores(as) e colaboradores(as) do IFSP -  Câmpus Presidente Epitácio. Antes mesmo da publicação de sua primeira edição, em conversas de bastidores, o boletim foi informalmente chamado de “PEP News”, nome posteriormente acatado pela equipe idealizadora. Trata-se de um informativo de periodicidade recorrente (definida conforme a demanda de informes, podendo ser, por exemplo, semanal ou quinzenal). Seu principal objetivo é criar um canal de comunicação direta com os(as) servidores(as) do IFSP, tornando mais efetivo e transparente o envio de recados gerais e de informes que normalmente são repassados em reuniões de coordenadores(as), de setores e de cursos. 

O boletim também espera proporcionar aos(às) coordenadores(as) de curso e representantes de área uma menor demanda de trabalho direcionada ao repasse de informes burocráticos, permitindo assim que as reuniões pedagógicas semanais possam dispor de mais tempo dedicado a situações pertinentes aos cursos, tais como projetos de ensino, pesquisa e extensão e ações visando à permanência e êxito dos estudantes.

Ressalta-se que este boletim informativo não tem intenção de substituir as notícias do site institucional e demais canais de comunicação do IFSP. Trata-se de um boletim com informes direcionados aos(às) servidores(as) e colaboradores(as) do IFSP-PEP. Para fins de consulta, edições anteriores do boletim estarão disponíveis em uma seção do site institucional denominada PEP News.

A equipe editorial do Boletim PEP News é composta pelos membros da Comissão de Mídias do IFSP-PEP e da Coordenadoria de Apoio à Direção (CDI). Esperamos que a proposta do Boletim ajude a melhorar o cotidiano de todos os(as) servidores(as) do IFSP-PEP! Os informes desta 1ª Edição se encontram na sequência. 

 

1. Apresentação da Nova Gestão - Diretor Geral Alexandre Carniato

No dia 14 de abril de 2021, foi realizada a cerimônia de posse dos(as) diretores(as) gerais eleitos(as) para o mandato 2021-2025. Além disso, houve a apresentação da nova gestão para os(as) servidores(as), cujo início foi no dia 12 do mesmo mês. Na oportunidade, os(as) servidores(as) que entraram em exercício no câmpus durante o período de suspensão das atividades presenciais também se apresentaram aos(às) demais colegas. Ressalta-se que o Plano de Gestão está disponível para consulta da comunidade.

Os seguintes servidores(as) se apresentaram:

  • Adalberto Zanatta Neder Lazarine (Professor Substituto EBTT - Eletrotécnica)
  • Caleb Assis da Rocha (TAE - Setor atual: CSP)
  • Cleomar Pinheiro Sotta (Professor EBTT - Português/Inglês)
  • Elisangela de Jesus Santos (Professora EBTT - Sociologia)
  • Jessica Kurak Ponciano (Professor EBTT - Português/Inglês)
  • José Afonso Rocha (Professor Substituto EBTT -  Edificações)
  • José Ricardo Silva (Professor EBTT - Educação Física)
  • Mara Luiza Gonçalves Freitas (Professora Substituta EBTT - Administração)
  • Marta Campos de Quadros (Professora Substituta EBTT  Pedagogia)
  • Miguel Ângelo Luis Maciel (Professor Substituto EBTT - Eletrotécnica)
  • Rafael Straiotto Mindin (Professor EBTT - Português/Libras)
  • Randal Franklin Siqueira Campos (TAE - Setor atual: DAA)
  • Roberta Caroline Vesu Alves (Bibliotecária)
  • Sérgio Rykio Kussuda (TAE - Setor atual: CEX)
  • Ricardo Ribeiro Seco (Professor Substituto EBTT - Informática)
  • Silvana Mendes (Pedagoga - Setor atual: CSP)

 

2. Movimentação de Servidores(as) Técnico-Administrativos(as) e Professores(as) EBTT

No período transcorrido já caracterizado pela suspensão das atividades presenciais (desde 16/03/2020), houve alterações provisórias no quadro de servidores(as) do IFSP-PEP. Os(as) servidores(as) abaixo listados(as) estão afastados(as) conforme breve descrição. Cabe ressaltar que por motivos éticos, foram suprimidas dessa lista, os(as) servidores(as) afastados por licença saúde e licença maternidade.

  • Anita Luisa Fregonesi de Moraes - Afastamento para qualificação.
  • Audrei Rita Soares Bertolotto - Projeto Institucional no Câmpus Presidente Prudente
  • Bruno Teremussi Neto - Afastamento para qualificação.
  • Douglas Fernando dos Santos Godoy - Afastamento para qualificação.
  • Fabiana Sala - Afastamento para qualificação.
  • Isabela Marinho Menezes - Cedida ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos
  • Jefferson de Oliveira Santos -  Licença para tratar de interesses particulares.
  • Lucas Henrique Pereira Silva - Afastamento para qualificação.
  • Marcelo Alexandre da Cruz Ismael -  Exercício provisório (UTFPR)
  • Marina da Silva Margiotti Machado - Remoção provisória (IFSP - VTP)
  • Paulo Sérgio Garcia - Projeto Institucional no Câmpus Presidente Prudente
  • Ricardo Fernando Nunes - Afastamento para qualificação.
  • Tamara de Lima - Afastamento para qualificação.
  • Verônica de Freitas - Afastamento para qualificação.

 

3. Edital de Remoção Interna (Realocação entre setores) de Servidores(as) Técnico-Administrativos(as)

Está em fase de concepção um edital de remoção interna de servidores(as) técnico-administrativos(as) do IFSP-PEP. Inicialmente, o(a) servidor(a) manifestará o interesse em se realocar para outro setor. Em seguida, as possíveis realocações serão analisadas pela direção-geral do câmpus, prezando sempre pela manutenção do fluxo contínuo de todos serviços nos setores do câmpus. Espera-se submeter a minuta do edital para apreciação e sugestões da comunidade interna nas próximas semanas.

 

4. Contratação de Link de Backup Internet

Estão sendo enviados esforços para contratação de um link alternativo de conexão com a internet. Desta forma, espera-se manter o Moodle (e demais sistemas hospedados localmente) em funcionamento em casos de interrupção de conexão com o link principal (proveniente da RNP).

 

5. Novos itens no acervo bibliográfico

Com a iminência do reconhecimento dos cursos de Ciência da Computação, Pedagogia e Engenharia Elétrica, bem como do novo curso de Letras, foi realizada a aquisição de novos itens que comporão o acervo bibliográfico do IFSP-PEP.

 

6. Aquisição de equipamentos para possível retorno híbrido

A comissão para acompanhamento das deliberações da reitoria e de órgãos competentes para planejamento do retorno às aulas de forma híbrida/presencial instituída pela Portaria nº PEP.0048/2021, de 15 de Fevereiro de 2021, elaborou relatório com as diretrizes que serão adotadas pelo IFSP - PEP considerando a iminência de retorno das atividades presenciais. Neste relatório, alguns itens e dispositivos foram considerados indispensáveis para a correta retomada das atividades presenciais de forma a respeitar os protocolos de biossegurança. O planejamento de contratação está sendo elaborado pela equipe da DAE/DRG.

 

7. Reorganização dos Espaços Internos do IFSP-PEP

Será composto um Grupo de Trabalho (GT) que discutirá a reorganização dos espaços internos do Câmpus. Neste GT, serão discutidos aspectos de acessibilidade do Câmpus e definidas possíveis sugestões de mudanças no leiaute dos espaços do Câmpus, tendo como premissas a melhoria de acessibilidade e maior conforto ao público interno e externo do IFSP. 

 

8. Processo de Atribuição de Aulas do 2° Semestre/2021

O processo de atribuição de aulas referentes ao 2° Semestre/2021 será deflagrado nas próximas semanas. O processo se iniciará com a divulgação dos componentes curriculares por parte dos(as) coordenadores(as) de curso com novos componentes a serem ministrados no próximo semestre (para os cursos integrados, não será necessária nova divulgação de componentes curriculares).

 

9. Estratégias de Permanência e Êxito

Nas reuniões pedagógicas que ocorrerão na semana de 03/05/2021, os(as) coordenadores(as) de curso terão como sugestão de pauta a discussão e proposta de ações visando à permanência e ao êxito dos(as) estudantes. Posteriormente, as propostas serão repassadas para a subcomissão de permanência e êxito do IFSP-PEP, que discutirá sobre o aperfeiçoamento das estratégias existentes e a implantação de novas propostas junto à equipe de gestão do Câmpus.

 

10. Obras em andamento e concluídas no Câmpus

Desde a suspensão das atividades presenciais (que ocorreu em 16/03/2020), o Câmpus vem passando por reformas. A reforma e ampliação do refeitório foi concluída, e estão em andamento a reforma do Bloco A (manutenção das marquises e pintura) e a construção de uma rampa que interliga os blocos A e B.

 

 

 

Também foi construída uma nova sala de drywall entre as salas 2 e 3 do bloco A.

 

 

11. Comitê Lélia Gonzalez

O Comitê Lélia Gonzalez do IFSP Câmpus Presidente Epitácio é um coletivo formado por representantes dos segmentos docente, discente, técnico-administrativo e comunidade externa, que tem como missão promover ações que envolvam a comunidade acadêmica e do entorno do IFSP Câmpus Presidente Epitácio, com intuito de favorecer a formação humana integral e pautada nos princípios de valorização e respeito à diversidade.

Em 2021 o comitê criou o Grupo de Estudos para a Promoção dos Direitos Humanos, Igualdade Étnico-racial e de Gênero. Essa iniciativa teve como intenção fortalecer as ações e realizar a construção coletiva de conhecimentos sobre as temáticas de interesse do comitê, da comunidade acadêmica, dos cidadãos e cidadãs de Presidente Epitácio e região. Este grupo de estudos conta com encontros mensais, com a participação de membros(as) do comitê, estudantes e servidores(as) do Instituto Federal de São Paulo Câmpus Presidente Epitácio e com participantes da comunidade externa. O primeiro ciclo de estudos terá como referência o livro Racismo Estrutural, de Silvio Luiz de Almeida, parte da Coleção Feminismos Plurais, da Editora Jandaíra.

No período de 08 a 25 de abril de 2021, a comunidade pôde se inscrever para participar do Ciclo de Estudos sobre racismo estrutural. Inicialmente, foram disponibilizadas 40 vagas. Considerando que houveram 46 inscritos(as), contando com inscrições de estudantes, servidores(as) e comunidade externa, o Comitê Lélia Gonzalez decidiu acolher todos(as) os(as) interessados(as) e aceitou a participação de todos(as). O calendário dos encontros mensais será disponibilizado aos(às) inscritos(as) e sempre corresponderá a uma segunda-feira, no horário das 17h30 às 19h00. Os(as) participantes receberão o link de acesso à conferência on-line no dia do encontro.

Informações sobre as ações do Comitê Lélia Gonzalez estão disponíveis em: https://pep.ifsp.edu.br/index.php/comite-para-promocao-dos-direitos-humanos.

 

12. Consulta Pública - Teletrabalho

A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRD) disponibiliza uma consulta pública sobre a minuta de regulamentação para a Implantação do Programa de Gestão na Modalidade Teletrabalho no IFSP. As contribuições serão recebidas até 30 de abril. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/8-assuntos/2094-participe-da-consulta-publica-sobre-o-teletrabalho-no-ifsp

 

13. Próxima Reunião do CONCAM

No dia 05/05/2021 (quarta-feira), às 16 horas, ocorrerá a Reunião Ordinária do CONCAM, a qual terá transmissão pelo Canal do Youtube do Câmpus: https://youtu.be/Kb0ILD54ZuE, tendo como pauta: 1. Membros do CONCAM-PEP - O aluno Evaldo Rogério Rodrigues Guirao  Junior passa a ser TITULAR no CONCAM-PEP, representante do Segmento Discente;  2. Definição da aprovação das atas das reuniões do Concam; 3. Comissão Eleitoral para conduzir o processo eleitoral do CONCAM-PEP 2021/2023; 4. Informes. Todos podem acompanhar a transmissão pelo Youtube.

 

14. Encerramento da 1ª Edição do Boletim PEP News e sugestões de pauta

Encerramos por aqui a 1ª Edição do Boletim PEP News! A versão publicada do boletim ficará disponível no site institucional, em um espaço criado para notícias voltadas aos(às) servidores(as) do IFSP Câmpus Presidente Epitácio. Sugestões de pauta para o boletim podem ser enviadas para o e-mail: comunica.pep@ifsp.edu.br ou por meio do formulário disponível neste link



Expediente:

Para divulgação no boletim informativo PEP News entre em contato pelo endereço: comunica.pep@ifsp.edu.br ou envie sua sugestão de pauta por meio do formulário disponível neste link. O boletim informativo "PEP News" é uma publicação da Comissão de Mídias e da Coordenadoria de Apoio à Direção (CDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Presidente Epitácio.

Encontrou um erro? Reporte-nos pelo e-mail comunica.pep@ifsp.edu.br.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página