Setembro Azul - Dia Nacional do Surdo
O mês de setembro é um marco histórico e comemorativo para pessoas com surdez e com deficiência auditiva. Neste mês, comemora-se as lutas e conquistas dessa comunidade, visando um envolvimento com os ouvintes para que, cada vez mais, os surdos sejam vistos em suas competências e habilidades.
A Libras é a língua brasileira de sinais, na qual a comunicação é visual-espacial, ou seja, os sinais são as palavras expressas pelas mãos e a expressão facial é o tom de voz. Ela é uma língua por ter uma estrutura própria.
O IFSP de Presidente Epitácio tem LIBRAS entre suas disciplinas optativas para os cursos técnicos integrados, como disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Pedagogia, e também no Curso de extensão LIBRAS, ministrados pela professora Pricila Paixão. Sendo assim, na data do dia 26 de setembro, comemorou-se, juntamente com a comunidade surda de Presidente Epitácio, o dia Nacional do Surdo. No evento, o IFSP ofertou palestra com intérprete e convidados da rede do ensino básico, médio, superior e religioso; dentre estes(as), estavam Alaim Teles, Sabrina Rolnich e Douglas Alves Reis. Foram realizadas apresentações musicais da turma de Licenciatura em Pedagogia, interpretadas pela aluna Karol Lopes e pela professora Pricila Paixão. O fotógrafo Wagner Rocha, convidado da comunidade surda de Presidente Epitácio, registrou todo o evento com sua lente e sensibilidade.
Redes Sociais