Alunos de Ciência da Computação se destacam nas competições de programação em 2019

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 17h13 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 17h14
Recentemente, alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) do IFSP Campus Presidente Epitácio participaram da fase regional da Maratona de Programação da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e da fase final da Maratona de Programação InterIF, obtendo excelentes colocações.
Esses eventos são competições que tem por objetivo exercitar e avaliar a criatividade, a capacidade de trabalho em grupo e principalmente, a habilidade para resolver os problemas de forma computacional em um intervalo de tempo muito curto.

A fase regional da Maratona de Programação da SBC ocorreu no dia 14 de setembro, na cidade de Araçatuba, onde participaram alunos de várias instituições de ensino do oeste e noroeste paulista. Os alunos Bianca Puerta Rocha, Gustavo Patara Onishi e Pedro Henrique de Almeida Alonso, treinados pelo professor Vilson Franscisco Maziero, participaram da competição compondo a equipe "Stack n' Pop" e conquistaram a 3a. colocação!

Já a fase final da Maratona InterIF, que ocorreu no dia 19 de outubro, é uma competição de nível estadual que reuniu as duas equipes de cada campus do IFSP melhores colocadas na fase local. Participaram as equipes "Stack n' Pop", treinada pelo professor André Luís Olivete e composta pelos alunos Gustavo Patara Onishi, Pedro Henrique de Almeida Alonso e Roberto Silveira Lara Junior e a equipe "EQUIPE", treinada pela professora Melissa Marchiani Palone Zanatta, composta pelos alunos, Abner José da Silva, Henry Lucas Cavalcante Santos e Luan Negroni Sibinel. Nessa oportunidade, a equipe "Stack n´ Pop" conquistou a 4a. colocação e a equipe "EQUIPE" obteve a 7a colocação. "A competição iniciou a fase local com aproximadamente 96 equipes", destaca o professor André.

Também é importante ressaltar que o campus Presidente Epitácio desenvolve maratonas de programação internas desde 2012, com o envolvimento de todos os docentes da área de informática, relata o professor Cesar Alberto da Silva. As maratonas internas, certamente contribuem para o aprendizado e para a preparação dos alunos, tanto para as competições externas como para os desafios do mundo do trabalho, ressaltam o professores André e Melissa, que possuem mais de 20 anos de experiência no ensino de programação de computadores.

"Os excelentes resultados demonstram a qualidade do curso de BCC do IFSP - Campus Presidente Epitácio, bem como, o ótimo trabalho que vem sendo realizado pela Gestão, Docentes e Técnicos administrativos do campus", destaca o professor Kleber Manrique Trevisani, coordenador do curso de BCC. O coordenador lembra também que o curso está em seu segundo ano de funcionamento e a tendência é que os resultados melhorem ainda mais!