Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Roda de Capoeira, com grupos de Presidente Epitácio, foi realizada na Semana da Diversidade

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 19h23 | Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 19h23

Reconhecendo a capoeira como importante manifestação cultural afro-brasileira presente na cidade,  foram convidados os grupos Zumbi Brasil, Arcca, Aborígene, Dandara e Regional Brasil para uma Roda de Capoeira.

No dia 10 de setembro, foi realizada uma roda de capoeira na quadra poliesportiva do IFSP,  câmpus Presidente Epitácio. A partir do levantamento feito pelo projeto de extensão Todxs em Cena, foram convidados cinco grupos de capoeira atuantes na cidade: Zumbi Brasil (Mestre Zumbi), Arcca (Prof. Caiçara e Prof. Quati), Regional Brasil (Camaleão), Aborígene (Mestre Macarrão) e Dandara (Prof. Curisco).

A abertura do evento se deu com o toque dos instrumentos. Na sequência, o Mestre Zumbi, o mais antigo mestre de capoeira da cidade, falou sobre o surgimento da capoeira em Presidente Epitácio. Compartilhando conhecimentos, o mestre também falou sobre tradições milenares ligados à cultura afro-brasileira.

A Roda foi coordenada pelo Mestre Zumbi. Crianças, adolescentes e adultos(as) dos grupos da cidade participaram. Em um primeiro momento, foi apresentada a capoeira Angola. E, depois, apresentaram ao público a capoeira Regional. No final, as pessoas presentes foram convidadas para participar do samba de roda. Muitas pessoas saíram da arquibancada e participaram.

O evento vai ao encontro do respeito e da valorização das manifestações culturais afro-brasileiras. Parte da perspectiva de construção de conhecimento a partir de novas epistemologias, valorizando os conhecimentos de mestres e mestras, pautados na ancestralidade.  Em 2014, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) declarou a roda de capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página