Arte no IFSP Câmpus Presidente Epitácio

Publicado: Quarta, 08 de Mai de 2019, 14h04 | Última atualização em Quarta, 08 de Mai de 2019, 14h17

No primeiro bimestre de 2019 estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio realizaram diversas atividades na área de arte.

Visita à exposição Alimentar-te

No mês de março, estudantes da disciplina Arte  visitaram a exposição Alimentar-te e realizaram leitura das obras de arte. A Exposição Alimentar-te trouxe para debate “a luta antirracista e em defesa de uma sociedade plenamente democrática, sem discriminações, sem mordaças e sem desigualdades” (Jorge Cammarano, 2018. Entrevista concedida à Gazeta Votorantim. Disponível em: http://www.gazetadevotorantim.com.br/noticia/27158/exposicao-alimentarte-traz-tematica-da-luta-antirracista.html . Acesso: 12/03/2019). A exposição foi uma realização do Sinasefe-SP em parceria com o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP) e  MIEIB (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil).

Apresentação de programação de rádio

No dia 23 de abril, estudantes da disciplina Linguagens da Arte, oferecida como disciplina optativa para estudantes do 2° ano dos cursos técnicos integrados, apresentaram programação de rádio construída durante o primeiro bimestre de 2019.

A programação foi apresentada no pátio da instituição, no horário do almoço. Estudantes dos diferentes cursos puderam prestigiar a apresentação de rádio que divulgou o gosto musical de estudantes dos cursos técnicos em Informática e Mecatrônica integrados ao Ensino Médio.  Foram executadas as músicas mais votadas de cada sala e ainda teve muita informação sobre os gêneros musicais. Os/as estudantes de diferentes cursos cantaram e dançaram, participando ativamente deste momento de construção de conhecimento, alegria e confraternização.

Áudio 1

Áudio 2

Realização de mostra de trabalhos artísticos

Nos meses de março e abril, estudantes do 1° ano do Curso Técnico em Informática e do 1° ano do Curso Técnico em Mecatrônica integrados aos Ensino Médio realizaram mostra de trabalhos artísticos influenciados/as pelos estudos sobre arte conceitual e ready made. Os trabalhos trouxeram para debate e reflexão questões ambientais, sociais e os diferentes tipos de violências e preconceitos.  As obras ficaram em exposição durante o mês de abril e estudantes dos diferentes cursos apreciaram e interagiram com as mesmas, já que algumas obras demandavam a ação do público.