• Publicado: Segunda, 28 de Mai de 2018, 16h35
  • Última atualização em Segunda, 28 de Mai de 2018, 16h35

Neste último sábado, dia 26 de março de 2018, um grupo formado por 40 alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Mecatrônica, do IFSP-PEP, juntamente com os docentes: Tiago Veronese Ortunho e Miguel Ângelo Maciel, realizaram uma Visita Técnica na Usina Hidrelétrica CTG – Ilha Solteira e no Centro de Conservação da Fauna Silvestre, ambas localizadas na cidade de Ilha Solteira – São Paulo.

A Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira é a maior do Rio Paraná e a sexta maior em operação do Brasil, com potência instalada de 3.444 MW. Está localizada no Rio Paraná, entre as cidades de Ilha Solteira - SP e Selvíria - MS. Em conjunto com a Usina Hidrelétrica de Jupiá, compõe o quarto maior complexo hidrelétrico do Brasil.

Sua potência instalada é de 3.444,0 MW e tem 20 unidades geradoras com turbinas tipo Francis. É uma usina com alto desempenho operacional que, além da produção de energia elétrica, é de fundamental importância para o controle da tensão e frequência do Sistema Interligado Nacional. Sua barragem tem 5.605 m de comprimento e seu reservatório tem 1.195 km2 de extensão.

Os alunos puderam aprender um pouco sobre o histórico da usina desde o início de sua construção até os dias atuais, além disto, aprenderam sobre o funcionamento da Usina Hidrelétrica, o funcionamento do centro de operação e controle, o processo de geração e transmissão de energia, e puderam visualizar os equipamentos (transformadores, máquinas síncronas – estator e rotor), painéis de acionamento e funcionamento da turbina.

Além da Usina Hidrelétrica CTG - Ilha Solteira, também visitou-se o Centro de Conservação da Fauna Silvestre (CCFS) administrada pela CESP desde 1979.

Inicialmente o Centro de Conservação recebeu animais que tiveram seus habitats perdidos ou afetados pelas inundações causadas pela construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.

Atualmente, recebe animais apreendidos pela Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros em decorrência de tráfico e maus tratos, além de vítimas de atropelamentos. Também realiza trabalhos de educação ambiental através de visitas monitoradas e oferece visitas abertas ao parque nos finais de semana. Há também parcerias com universidades para que haja o desenvolvimento de pesquisas, cujos resultados são apresentados em congressos nacionais e internacionais, em TCCs, teses e dissertações.

O CCFS ocupa uma área de aproximadamente 18 hectares, cobertos por remanescente da Floresta Estacional Semidecidual (Mata de Planalto) e Savana Arbórea (Cerradão). As instalações compreendem uma área aberta à visitação pública com 34 recintos de tamanhos e características diversas, totalizando 17.136,55m², onde abrigam animais característicos da região, sendo que algumas espécies são consideradas em extinção ou em risco de extinção.

Há um Centro de Recepção e Triagem dos animais (CRT), com 22 recintos de tamanhos diversos (com 391,26 m²), onde há os animais em tratamento veterinário, quarentena ou aguardando destinação.

No período de 2004 a 2014, foram atendidos no CCFS, 715 animais (sendo 483 aves e 232 mamíferos). Das 483 aves, 70.8% foram provenientes de apreensão ou resgate, vindas mutiladas e debilitadas devido ao manejo inadequado à sua espécie, os outros 29.2% correspondem a parcela de animais que foram entregues por populares ou nascimentos ocorridos no local. Já dos 242 mamíferos, 54.3% foram resgatados, vítimas de atropelamento ou machucados, os 45.7% restantes foram provenientes de doações de zoológicos, nascimentos ou entregas por populares.

O Centro de Conservação da Fauna Silvestre é um ambiente importantíssimo para o cuidado e manejo dos animais silvestres existentes em toda a região nordeste do estado de São Paulo, contendo animais em extinção no território nacional.

Agradecemos a todos da empresa CTG que direta ou indiretamente auxiliaram no desenvolvimento da visita técnica e, principalmente, ao colaborador Marcelo Milan pela atenção e explicações prestadas.

Além disto, agradecemos imensamente à empresa CESP, em especial, ao Centro de Conservação da Fauna Silvestre, ao médico veterinário Lucio, aos colaboradores Ezequiel, Adiele e Alaide, além da médica veterinária voluntária Vanessa por guiar nossa visita, pela atenção, simpatia e diversas explicações prestadas.

A Visita Técnica possui um papel de extrema relevância para os alunos, principalmente dos cursos integrados ao ensino médio, os quais em um breve período terão de decidir sobre suas profissões para prestar vestibular. Assim, as visitas técnicas possibilitam um contato direto com conteúdos abordados em aula, possibilitando relacionar a teoria com a prática, diversificando desta forma a metodologia de ensino, sendo uma maneira mais descontraída de aprender e, principalmente, abrindo os horizontes dos jovens estudantes que são o futuro do nosso país.