NOTA INFORMATIVA 02/2018 de 24 de abril de 2018 - Esclarece sobre Surto

• Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 11h37
  • Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 11h37

O Diretor-Geral, em exercício, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Presidente Epitácio, Félix Hildinger, no uso de suas atribuições, vem por meio desta esclarecer junto à comunidade sobre os resultados da investigação referente à epidemia que acometeu os alunos, especialmente dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com os sintomas de: vômitos, náuseas, dor de barriga e mal-estar sobretudo entre os dias 21/03/2018 a 22/03/2018.

Na ocasião deste fato a nutricionista do câmpus solicitou à Vigilância Sanitária de Presidente Epitácio que coletassem as amostras dos alimentos servidos aos alunos no período do surto e as enviassem para análise microbiológica. O órgão prontamente atendeu à solicitação e coletou as amostras de todos os alimentos servidos.

Mediante os resultados dos laudos das análises microbiológicas, descartou-se a hipótese de Doença Transmitida por Alimentos (DTA - são causadas pela ingestão de alimentos contaminados). Os lanches provenientes da agricultura familiar, assim como o almoço servido pela empresa terceirizada no câmpus, não apresentaram nenhum micro-organismo patogênico que poderia estar relacionado com o surto ocorrido.

Destacamos que há grande preocupação do câmpus com a qualidade dos alimentos ofertados aos alunos, uma vez que esses influem diretamente no processo ensino-aprendizagem, sendo esse motivo de acompanhamento e fiscalização constante.

Novamente agradecemos o empenho da Santa Casa, da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica para o esclarecimento do surto.