Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Proposta do IFSP de Presidente Epitácio foi classificada na 2ª fase do Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC

  • Publicado: Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 17h40
  • Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 17h45
imagem sem descrição.

O Campus do IFSP de Presidente Epitácio foi classificado na 2ª fase do edital lançado pelo Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC (2017-2019). O resultado foi publicado no Diário Oficial da União no dia 17/01/2018, Edição: 12, Seção: 1, Página: 80-147 e ao todo foram classificadas 840 propostas em todo Brasil. A proposta que conta ainda com a parceria da Prefeitura da Instância Turística de Presidente Epitácio, visa incentivar à vivência de esportes alternativos ao mesmo tempo que intenta resgatar os jogos folclóricos que fazem parte da memória da cidade, buscando assim, a democratização do uso dos espaços físicos disponíveis na cidade, com apoio da Secretaria dos Esportes de Presidente Epitácio e da Divisão de Esportes e Recreação de Presidente Epitácio-DEREPE.

De acordo com a professora de Educação Física Joelma, responsável pela elaboração da proposta, o PELC tem objetivos muito próximos aos do Instituto Federal no que tange ao compromisso educacional e social; estar próximo da população epitaciana, ser acessível a comunidade e participar da construção de conhecimento com o intuito de contribuir na ampliação de espaços públicos para o lazer, é uma etapa muito importante para esse processo de despertar para a relevância das experiências lúdicas, que são e estão presentes nos costumes, memórias, festas e brinquedos, e serão preservadas ou ressignificadas no nosso cotidiano.

Sobre o PELC
O Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC (2017-2019) foi criado em 2003 e tem por finalidade desenvolver políticas públicas e sociais que atendam às necessidades de esportes recreativos e de lazer para população. O programa é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, no qual visa democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte e lazer para todas as idades, incluindo pessoas com deficiência, destinando-se a garantir o acesso às práticas e aos conhecimentos sobre esporte e lazer a todos os cidadãos brasileiros, a partir do desenvolvimento de ações educativas na perspectiva da emancipação humana e do desenvolvimento comunitário, valorizando a diversidade cultural e as práticas esportivas e de lazer. Fonte: http://www.esporte.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=50018

Sobre as etapas:
A 1ª etapa correspondia na validação das propostas, assim, foram encaminhadas para a 2ª etapa. A 2ª etapa correspondeu na avaliação e classificação conforme com os critérios estabelecidos no edital. A próxima etapa (3ª etapa) corresponde na divulgação e homologação final das propostas. Para mais informações sobre o edital e os resultados acesse http://www.esporte.gov.br/

Nos últimos anos, o campus do IFSP de Presidente Epitácio, vem se consolidado não só no ensino, mas também com propostas e ações de extensão para comunidade de Presidente Epitácio e região, oferecendo cursos de capacitação, idiomas, além de atividades culturais diferencias. 

Entre elas, destacaram-se a 1ª Championships que os alunos puderam participar de disputas intercalasses de diversas modalidades de esportes como Tênis, Badminton, Bandeirinha, Queimada, Futsal, Tênis de mesa, Uno, Xadrez e muito mais. Fotos do evento podem ser acessadas em: https://www.flickr.com/photos/137825856@N02/sets/72157666058582169

Outro projeto desenvolvido em 2017 foi o "Programa Mundo afora: viajando pela diversidade cultural" que buscou valorizar diferentes culturas, por meio de atividades artísticas, culturais, esportivas e educacionais de diferentes línguas, tais como a inglesa, a francesa, a espanhola, a japonesa e Libras (língua brasileira de sinais). Entre as atividades desenvolvidas estão o ensino de idiomas, rodas de conversas, oficinas de culinária, oficinas de artesanato, cine-debates, exposições de fotos, dança, jogos e brincadeiras, esportes, música, dentre outras. 

Já no projeto "Da leitura ao lazer: ambiente de integração" buscou transformar o espaço da biblioteca do campus de Presidente Epitácio em um ambiente de socialização, troca de experiências e lazer, com diversas atividades como Saraus, seções de filmes, clube do xadrez, atividades de alongamento, além de disponibilizar para os alunos do IFSP jogos de tabuleiro como War, Banco imobiliário e Detetive, e promover campeonatos de xadrez intercampus do IFSP, entre outras atividades.

Estes projetos desenvolvidos no Câmpus contribuíram na comprovação da qualificação técnica-gerencial da instituição, para pleitear essa junto ao Ministério dos Esportes apoio para desenvolver o Programa Esporte e Lazer na Cidade em Presidente Epitácio. O resultado final da chamada pública será divulgado em 5 de março de 2018, e o cronograma de trabalho do Programa terá duração efetiva de 19 meses.

registrado em:
Fim do conteúdo da página