Alunos dos cursos de Informática participam do Hackathon Prudente

• Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 10h13
  • Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 10h13

Entre os dias 8 e 10 de dezembro de 2017, os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus de Presidente Epitácio, participaram do primeiro Hackathon Prudente. O evento reuniu programadores, designers e outros profissionais de tecnologia para uma maratona de programação, com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para atender às demandas do mercado imobiliário, contando com a participação de cerca de 140 profissionais e estudantes, divididos em 21 equipes. O evento iniciou com a apresentação dos problemas do setor imobiliário realizada pelos representantes da UNIMOD (União das Imobiliárias de Presidente Prudente) e em seguida houve um sorteio dos temas para as equipes. A partir desse ponto cada equipe desenvolveu uma solução que foi apresentada no final do evento.

A equipe Easy Software, formada pelos alunos dos cursos Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Técnico em Informática integrado ao ensino médio, ambos do IFSP câmpus Presidente Epitácio, recebeu como tema a fiscalização das vendas e alugueis dos imóveis. Nesse contexto, a equipe desenvolveu um software que facilitasse o processo de denúncias de irregularidades do setor imobiliário. “Desenvolvemos um sistema de denúncias online e pretendemos continuar melhorando para comercializar”, disse Fernando Silva Góis, aluno do 1º ano do curso de ADS e integrante da equipe.

O evento durou cerca de 60 horas, onde os integrantes da equipe participaram de todas as etapas do desenvolvimento de uma aplicação Web comercial. A equipe foi composta pelos alunos César A. L. Montório Filho, Jefferson F. de Almeida, Fernando S. Góis, Isabelle F. Mateus, Abner J. da Silva, Bianca Puerta Rocha e pelo professor André Luis Olivete da área de Informática. Segundo o professor André, a experiência proporcionada pela participação nesse tipo de evento permitiu com que os alunos pudessem vivenciar problemas reais do mercado de trabalho, mesmo antes de se formarem, o que é de extrema importância para a formação profissional.