Processo seletivo 2018: IFSP oferta aproximadamente seis mil vagas em cursos técnicos

• Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 13h00
  • Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2017, 13h02

O IFSP divulgou edital do processo seletivo para os cursos técnicos do 1º semestre de 2018. Estão sendo ofertadas vagas para cursos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio em 35 câmpus do Instituto. Inscreva-se aqui

Assim como ocorreu no 2º semestre de 2017, a seleção será feita por meio de análise de histórico escolar, ou seja, não haverá prova. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 9 de outubro a 5 de novembro no site do IFSP.

Para se inscrever, os interessados deverão criar um cadastro no Portal do Candidato e, na sequência, preencher o formulário eletrônico de inscrição e o questionário socioeconômico. Todo o processo de criação de cadastro e preenchimento eletrônico da inscrição está detalhado no item 4 do edital. É importante ressaltar que o candidato deverá anexar o seu histórico escolar ou documento correspondente no momento da inscrição.

A previsão é que a relação preliminar das inscrições seja divulgada no dia 28 de novembro. A relação final deve sair no dia 20 de dezembro.

Todas as 5.942 vagas disponíveis, com seus respectivos períodos e câmpus de oferta, assim como os pré-requisitos específicos para cada curso, constam no anexo III do edital.

Inscreva-se aqui.

Integrados, concomitantes e subsequentes - Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio são aqueles em que o estudante cursa o Ensino Médio e o Técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o Ensino Fundamental. Já os Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o Ensino Técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no Ensino Médio. Nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, o estudante cursa apenas o Ensino Técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o Ensino Médio.

Nome social – Em consonância com a Portaria IFSP N°2.102, de 13 de maio de 2014, o Instituto assegura ao candidato transgênero o direito de ser tratado pelo gênero e pelo nome social durante a realização do processo seletivo. Para tanto, deverá entregar, na secretaria do câmpus ofertante do curso para o qual se inscreveu, dentro do prazo de inscrição, o formulário constante no anexo V.

Veja os documentos da seleção:
Edital nº 744, de 02 de outubro de 2017 (Tipo PDF, tamanho 2.60 MB)
Anexo I - Tabela de equivalência entre conceitos e notas numéricas (Tipo PDF, tamanho 146.75kB)
Anexo II - Como inserir as notas no sistema de inscrição (Tipo PDF, tamanho 2.02MB)
Anexo III - Cursos ofertados (Tipo PDF, tamanho 470.21kB)
Anexo IV - Declarações (Tipo PDF, tamanho 12.68kB)
Anexo V - Requerimento de inclusão e uso do nome social (Tipo PDF, tamanho 65.95 kB)
Anexo VI - Documentos para matrícula (Tipo PDF, tamanho 151.58 kB)