Alunos do curso de Ciência da Computação finalizam oficinas de programação abertas ao público em Presidente Epitácio em ação de curricularização da extensão
Em 2025, foram concluídas com sucesso as oficinas de Introdução à Lógica de Programação e Introdução à Linguagem C, capacitando participantes de Presidente Epitácio em conceitos fundamentais de programação de forma prática e interativa.
No segundo semestre de 2025, foi realizado um projeto de extensão com sede no Colégio Anglo de Presidente Epitácio, que teve como objetivo introduzir a comunidade aos fundamentos da programação por meio de duas oficinas sequenciais abertas ao público. A iniciativa visou fornecer aos participantes uma base sólida para o raciocínio lógico aplicado à programação e o desenvolvimento de habilidades práticas na linguagem C.
Como parte do Projeto de Curricularização da Extensão, os discentes Alexandre Ferreira Pereira de Oliveira, Ian Freitas Negrão, João Guilherme Pineda Nogueira, Lucas Nogueira Cunha Bastos, Pedro Henrique da Silva Lopes, Pietro dos Santos Mizael Mello e Yasmin Luny Hondo Pacheco, alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, sob a orientação da professora Marcia Cicero, conduziram as oficinas. A ação surgiu como uma forma de ampliar o conhecimento tecnológico e desenvolver o pensamento computacional na comunidade de Presidente Epitácio e região.
Primeira Oficina: Introdução à Lógica de Programação
A primeira etapa do projeto, realizada nos dias 29 e 30 de outubro de 2025, consistiu na oficina "Introdução à Lógica de Programação", com carga horária de 4 horas. Durante a oficina, os participantes tiveram contato com conceitos fundamentais de algoritmos e lógica de programação, através de exercícios que estimularam o pensamento lógico e a capacidade de estruturar soluções de forma clara e eficiente.

Legenda: Participantes acompanham explicações sobre algoritmos e lógica de programação durante a primeira oficina realizada no Colégio Anglo de Presidente Epitácio.
Os resultados da primeira oficina foram extremamente positivos, com 23 participantes respondendo aos formulários de avaliação. A oficina obteve uma nota média de 7,74, e a qualidade da didática foi avaliada como excelente pelos participantes. Entre os dados mais relevantes, 73,91% dos participantes afirmaram ter compreendido os conceitos de lógica de programação e 69,57% compreenderam algoritmos.
Além disso, 73,9% dos participantes se sentem preparados para aprender programação após a oficina, enquanto 26,1% se sentem parcialmente preparados. O material de apoio utilizado foi considerado muito útil ou útil por todos os respondentes, demonstrando a eficácia dos recursos pedagógicos empregados.

Legenda: Tabulação dos resultados da avaliação da oficina de Introdução à Lógica de Programação.
Segunda Oficina: Introdução à Linguagem C
A segunda etapa, realizada entre 5 e 13 de novembro de 2025, deu início à oficina "Introdução à Linguagem C", com carga horária total de 8 horas. Durante as aulas, os participantes aprenderam conceitos fundamentais como variáveis, tipos de dados, operadores, comandos de entrada e saída, estruturas condicionais e laços de repetição. A metodologia foi baseada em exemplos simples e exercícios práticos, permitindo a prática imediata sem necessidade de instalação de softwares adicionais.

Legenda: Alunos do curso de Ciência da Computação conduzem atividades práticas sobre programação em Linguagem C
Os resultados da segunda oficina também demonstraram alto nível de aproveitamento e satisfação dos participantes, com 23 respondentes. A satisfação média foi de 82,61% (nota 4 em escala de 1 a 5), indicando que a oficina atendeu amplamente às expectativas dos participantes. Todos os 23 respondentes confirmaram ter experiência prévia em lógica de programação, adquirida na primeira oficina.
Em relação aos conteúdos específicos, os dados revelam que 37,4% dos participantes compreenderam totalmente as estruturas de decisão, 34,5% compreenderam a maior parte e 28,1% compreenderam parcialmente. Quanto às atividades práticas sobre entrada e saída de dados, 65,2% afirmaram que as atividades contribuíram bastante e 30,4% disseram que contribuíram muito para o aprendizado.

Legenda: Tabulação dos resultados da avaliação da oficina de Introdução à Linguagem C
Os dados extraídos dos formulários de feedback demonstram que ambas as oficinas alcançaram seus objetivos pedagógicos de forma consistente. A progressão natural da primeira oficina (Lógica de Programação) para a segunda (Linguagem C) permitiu que os participantes desenvolvessem uma base sólida antes de avançarem para conceitos mais técnicos da programação.
Redes Sociais