Aluna de Letras apresenta trabalho de Iniciação Científica na Mostra Científica, Cultural e Tecnológica de 2025
A aluna do 7º termo do curso de Letras, Renata Gomes Pereira, apresentou um resumo de seu trabalho de Literatura Comparada com romances da literatura brasileira e angolana.

No dia 17 de outubro, durante a Mostra Científica, Cultural e Tecnológica, a aluna do sétimo termo do curso de Licenciatura em Letras Português / Inglês do IFSP, campus de Presidente Epitácio, a licencianda Renata Gomes Pereira apresentou um resumo do trabalho de sua pesquisa de iniciação científica.
Intitulado “Iracema e Mayombe: um estudo comparado sobre a construção literária da identidade nacional brasileira e angolana”, o trabalho de Renata consiste em uma pesquisa que investiga e compara o livro Iracema (1865) , do brasileiro José de Alencar, com o livro Mayombe (1980), do angolano Pepetela. Escritos em épocas bem distintas, o viés da comparação se estabelece pelo papel desempenhado pela literatura de “construir” a identidade nacional do povo brasileiro e angolano ao registrar suas marcas históricas – plano da colonização portuguesa comum aos dois – assim como as sociais e geográfica pela “reapropriação do território”.
Renata salientou, entre outras coisas, a importância da pesquisa para ampliar saberes e estimular o debate sobre o contato entre as literaturas brasileira e angolana e ainda a contribuição do estudo da literatura angolana para o ensino da cultura afro-brasileira na escola básica, conforme instituído pela lei 10.639/2003.
A aluna é bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e orientada pela professora doutora Maria Alzira de Souza Santos.
Renata em momento de apresentação e com sua orientadora, Maria Alzira
Redes Sociais