Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizam Oficina Literária na E.E. Orlando Drumond Murgel
Alunas de Letras atuam junto ao clube de leitura em uma Oficina Literária com o texto “As roupas novas do imperador”

Por Andréia Lima e Ana Gabriela Silva
No dia 16 de maio de 2025, a Escola Estadual Engenheiro Orlando Drumond Murgel foi palco de uma enriquecedora Oficina Literária, idealizada e conduzida pelas alunas bolsistas do PIBID Letras: Ana Gabriela Alves da Silva e Andréia de Oliveira Lima. A atividade, integrada à eletiva Clube de Leitura, teve como objetivo principal desenvolver a habilidade de leitura e compreensão dos alunos, além de estimular o gosto pela literatura, utilizando para isso elementos visuais, ludicidade e muita interação.
A oficina adotou estratégias de leitura como a visualização, que permitiu aos estudantes formarem imagens mentais da narrativa a partir do título e durante todo o processo de leitura. Elementos que remetiam à história foram apresentados para auxiliar nesse processo. A conexão foi outra estratégia-chave, ativando os conhecimentos prévios dos alunos com perguntas sobre histórias semelhantes ou trechos que evocassem outras leituras.
A inferência também teve um papel importante, com questionamentos sobre o provável comportamento dos personagens à medida que a história avançava. Ao final da leitura, os alunos fizeram a sumarização e a síntese, recontando oralmente as partes principais da narrativa e, de forma criativa, desenvolveram diversas possibilidades de finais para a história.
A atividade foi inspirada em conceitos apresentados por Ana Maria Martins da Costa Santos e Renata Junqueira de Souza no livro “Andersen e as estratégias de leitura” (2011).
Para a oficina, o conto escolhido foi “A roupa nova do imperador”, uma obra originalmente escrita pelo dinamarquês Andersen e adaptada por diversos autores. A adaptação utilizada na oficina foi a do autor Daniel Araújo e do ilustrador Giuliano Pietro, da editora Texugo.
A elaboração da oficina começou com a seleção cuidadosa do livro. Em um segundo momento, foi desenvolvido um projeto detalhado para determinar como as estratégias de leitura seriam aplicadas. Para ativar a visualização dos alunos, por exemplo, diversos elementos que remetessem à história foram utilizados. Após a apresentação desses elementos, os alunos foram desafiados a adivinhar o título do livro. Curiosamente, um dos alunos sugeriu “O rei dos cavalos”, enquanto outro previu algo relacionado a um rei.
Interessante foi que alguns alunos se mostraram resistentes e pouco interessados inicialmente, mas ao longo da oficina, foram participando e criando versões diversas para o final da história. Toda a preparação da atividade, bem como a realização dela foi acompanhada pelo professor Fernando Marcelo Olmo – supervisor do Pibid Letras, docente da rede estadual paulista.
Foto da capa do livro lido
Alunas bolsistas Ana e Andréia apresentando os elementos do conto para os alunos
Aluna bolsista Ana fazendo a leitura do conto “A roupa nova do imperador”
Aluna bolsista Andreia fazendo a leitura do conto “A roupa nova do imperador”
Redes Sociais