Estudantes de Ciência da Computação Capacitam Professores de Escola Estadual em Presidente Epitácio

No primeiro semestre de 2024, estudantes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação realizaram atividades de extensão na Escola Estadual Projeto de Ensino Integrado Antônio de Carvalho Leitão.

• Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2024, 13h41
  • Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2024, 13h41

A iniciativa teve como objetivo capacitar os professores da instituição em ferramentas tecnológicas voltadas para o ensino, promovendo o engajamento dos alunos por meio de aulas interativas e dinâmicas.

O projeto, intitulado “Engajando Alunos e Capacitando Professores: Ferramentas de Educação como Recursos para o Aprendizado”, faz parte do Projeto de Curricularização: Disseminação de Computação para a cidade de Presidente Epitácio e Região. A equipe foi composta pelos estudantes Breno Wille Bezerra Correia, Gabriel Araujo Zanardo, Natany do Prado Carvalho, Pablo dos Santos Mizael Mello e Vinicíus Souza da Silva, sob a orientação do Professor Cláudio Maximiliano Zaina.

Inicialmente, o grupo identificou uma demanda entre os professores da escola, após reuniões com o coordenador Daniel Barbosa dos Santos. Um dos principais desafios levantados foi a falta de interesse dos alunos pelas aulas e pelo processo de avaliação, impactados pelas mudanças trazidas pelo novo ensino médio e pela plataforma estadual CMSP (Centro de Mídias de São Paulo). Observando as aulas, os estudantes perceberam que o uso da CMSP não engajava os alunos como esperado.

Legenda: Reunião com o Coordenador da Escola PEI Antônio de Carvalho Leitão, Daniel Barbosa dos Santos.

Foto: Acervo do projeto.

O professor de Matemática Willian de Almeida relatou que os alunos, ao utilizarem a ferramenta CMSP, tendiam a resolver as atividades de maneira mecânica, sem se envolverem de fato no processo de aprendizagem. Uma das ferramentas da plataforma apresenta feedback imediato, indicando a correção das respostas com a cor verde. Assim, muitos alunos simplesmente tentavam várias respostas até a plataforma mostrar a opção correta, sem refletirem sobre o conteúdo ou o raciocínio por trás da questão. Esse comportamento, descrito pelo professor como "até ficar verdinho", indicava que os alunos estavam mais preocupados em acertar as respostas mecanicamente do que em realmente aprender o conteúdo.

Dado que o uso da CMSP é obrigatório nas escolas estaduais, o grupo propôs complementar a ferramenta com outras que tornassem as aulas mais dinâmicas e divertidas, incentivando a participação dos alunos. Após um levantamento bibliográfico, foram escolhidas as plataformas Quizziz e Google Slides com o auxílio da ferramenta Pear Deck, que permitem a criação de quizzes e slides interativos.

O grupo então organizou uma palestra para os professores, demonstrando a eficácia dessas ferramentas e como elas poderiam ser integradas às aulas. A apresentação incluiu estudos sobre engajamento escolar, como School Engagement: Potential of the Concept, State of the Evidence, além de exemplos práticos de uso dessas ferramentas em sala de aula.

A palestra teve uma repercussão positiva, despertando o interesse dos professores na capacitação para o uso dessas ferramentas em sala de aula. Após o término da palestra, que foi apresentada para duas turmas de professores, foi sugerida a criação de um curso, o que possibilitou a continuidade do projeto no semestre seguinte. Os professores, além de terem gostado da apresentação, receberam certificados de participação. A recepção positiva também culminou na apresentação dos resultados na Mostra Científica, Cultural e Tecnológica de 2024.

Legenda: Estudantes apresentam ferramentas tecnológicas aos professores da Escola PEI Antônio de Carvalho Leitão.

Foto: Acervo do projeto.

Atualmente, no segundo semestre de 2024, o grupo está ministrando o curso que visa capacitar os professores da escola Leitão na utilização dessas ferramentas. O curso, conforme a data desta notícia, já está em seus estágios finais.