Setembro Amarelo e Outubro Rosa marcam sábados letivos no Curso de Letras

Valorização da vida e saúde da mulher ocupam rodas de conversa com alunos de Letras

• Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2024, 18h15
  • Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2024, 16h26
imagem sem descrição.

As professoras Maria Alzira Souza Santos e Gislene Aparecida da Silva Barbosa realizaram com os alunos de Letras dois sábados letivos para tematizar a valorização à vida e os cuidados com a saúde da mulher.

As ações aconteceram nos dias 21 de setembro (Setembro Amarelo) e 19 de outubro (Outubro Rosa), quando oficinas de leitura literária, rodas de conversa e orientações sobre bem-estar e saúde ocuparam o centro da aprendizagem.

O Setembro Amarelo aconteceu a partir da leitura da crônica “Eu sei, mas não devia”, de Marina Colasanti. Organizados em um grande grupo, os alunos puderam interpretar o texto, relacioná-lo ao cotidiano agitado e compartilhar experiências de vida. A professora Maria Alzira, amparada em normativas do IFSP, orientou sobre a importância das boas relações entre colegas, sobre a rede de apoio institucional e as possibilidades de escuta no ambiente acadêmico. Os alunos participaram bastante dos momentos de fala e interagiram com dedicação.

Na aula do Setembro Amarelo, a professora Gislene realizou com a turma um game de interpretação textual, a fim de fortalecer a capacidade de relacionar ideias no texto e de realizar a inferência. A atividade também teve um potencial de fortalecer a formação de professores e poderá ser replicada pelos estudantes nas ações de estágio supervisionado.

O Outubro Rosa foi um evento aberto ao público e intitulado “Literatura feminina e Outubro Rosa: uma conversa sobre escritoras e saúde da mulher. A ação foi articulada também ao Letramento Literário. Foram realizados quatro momentos: 1. Acolhida dos participantes; 2. Roda de conversa sobre saúde da mulher; 3. Oficina para produção do laço símbolo do Outubro Rosa; 4. Sarau com textos literários de escritoras.

A orientação acerca da prevenção ao câncer de mama foi uma parceria com o posto de saúde ESF Jardim Real II de Presidente Epitácio, por meio de disponibilização de profissional de saúde: Franciele Cristina de Vitor Mello Neves – que é técnica de enfermagem e aluna do 5º termo de Letras do IFSP PEP. A oficina com o laço rosa foi feita pela artesã e aluna do 3º termo de Letras: Dandara Emannuely Silva.

A atividade literária, vinculada diretamente às disciplinas do curso de Letras, foi conduzida pelos estudantes da licenciatura, sob a orientação das docentes Maria Alzira e Gislene. A professora Gislene apresentou aos presentes um pouco da produção poética da escritora Hilda Hilst. O pequeno sarau teve o propósito de oferecer à comunidade momentos de apropriação de significados e socialização da arte, destacando a produção de mulheres escritoras, os temas recorrentes em suas obras e as interpretações construídas pelos leitores presentes no evento.

Nas palavras da professora Maria Alzira (coordenadora do Curso de Letras), “o evento foi uma maravilhosa oportunidade de conversar com as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama, autoexame, rotinas de saúde da mulher, bem como oportunidade de explicitação dos passos iniciais para procura da rede pública de saúde. A participação da aluna Franciele enriqueceu muito a conversa e trouxe saberes especializados. Gratidão também pela atuação da Dandara, com a oficina de laços e gratidão aos alunos que fizeram um lindo sarau com os escritos femininos da literatura. A professora Gislene e eu ficamos muito felizes com a atividade e a avaliamos como positiva.”

Professora Maria Alzira medeia a conversa sobre valorização da vida no encontro sobre o Setembro Amarelo

Professora Gislene realiza com alunos um game de interpretação de texto na aula do Setembro Amarelo

Mulheres atentas às orientações de saúde oferecidas por Franciele no Outubro Rosa

Alunas do 1º termo de Letras participando do momento literário do Outubro Rosa