Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos de Letras participam de oficina sobre bases de dados e uso das normas da ABNT

A atividade teve como objetivo reforçar instrumentos de pesquisa e sistematizar regras de elaboração e formatação de textos acadêmicos

  • Publicado: Quarta, 15 de Março de 2023, 07h23
  • Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2023, 07h26
imagem sem descrição.

No último sábado letivo (11), os alunos do Curso de Licenciatura em Letras participaram da Oficina “Bases de dados de pesquisa e normas ABNT de trabalhos acadêmicos”, ministrada pela bibliotecária do Campus, Dra. Roberta Caroline Vesu Alves. 

A oficina teve início com a apresentação das principais bases de dados de pesquisa: a Pergamum (utilizada pelo Instituto Federal de São Paulo); a Biblioteca Virtual Pearson, assinada pelo IFSP e que contém livros virtuais científicos e ficcionais; o Portal de Periódicos Capes, que dá acesso a artigos, livros e outros trabalhos científicos de forma gratuita; o Portal de Periódicos Scielo Brasil e, por fim, a Target Gedweb, que permite, mediante login institucional, acesso às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

A bibliotecária exibiu a interface de cada uma das bases, fez demonstrações de como fazer pesquisas e utilizar os filtros disponíveis, a fim de obter resultados mais eficientes. 

Na sequência, Roberta apresentou as seguintes normas da ABNT: NBR 14724 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos; NBR 6028 – Informação e documentação – Resumo, resenha e recensão; NBR 10520 – Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023 – Informação e documentação – Referências, enfatizando principalmente essas duas últimas.

Por fim, com a finalidade de verificar a aprendizagem dos estudantes, houve uma dinâmica. A ministrante distribuiu livros aos participantes e solicitou que fizessem a referência completa do material, além de uma citação direta e indireta. 

De acordo com a professora Jéssica Kurak Ponciano, do Curso de Letras, “a oficina foi muita rica para os estudantes, pois nem sempre nas disciplinas os professores conseguem abordar o uso das bases de dados e sistematizar as normas da ABNT, que são essenciais para formatação dos trabalhos e para quem manifesta interesse por pesquisa”, destacou.

Além de auxiliar com estratégias de pesquisa e com a rotina acadêmica, a oficina ainda contribuiu para aquisição de conhecimentos que futuramente poderão ser utilizados pelos licenciados, caso atuem em revisão de textos e atividades editoriais ou sigam os estudos na pós-graduação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página