COMUNICADO OFICIAL IFSP - PRESIDENTE EPITÁCIO

• Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 21h59
  • Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2022, 22h02

A Direção-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Presidente Epitácio (IFSP-PEP) tomou conhecimento, na manhã desta quarta-feira (16/11/2022), de uma mensagem encaminhada em redes sociais com supostas denúncias a respeito da atuação de nossa unidade escolar.

Esclarece-se que o IFSP-PEP é uma instituição pública, laica, apartidária, democrática e pautada na ampla participação, igualdade e representatividade, cujo objetivo é propiciar um ambiente educativo que seja acolhedor, integralizante e participativo, respeitando-se a diversidade, prezando pelos princípios de igualdade nas relações sociais, étnico-raciais e de gênero.

Será realizada a lavratura de um Boletim de Ocorrência, objetivando-se responsabilizar os autores desta mensagem difamatória, inverídica e caluniosa, a qual se enquadra nas comumente chamadas de “fake news”. A origem e o teor das mensagens publicadas em redes sociais serão averiguados pelas autoridades competentes.

É salutar apontar que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) obtido pelo IFSP - PEP é superior ao da média nacional, conforme apresentado em Nota IDEB IFSP - PEP. Ademais, destaca-se que os alunos egressos de cursos técnicos e superiores estão empregados e em carreiras de sucesso. Além disso, os que buscaram dar prosseguimento aos estudos estão em instituições conceituadas pelo Brasil.

Cabe ainda acentuar que três cursos superiores do Campus (Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Engenharia Elétrica e Licenciatura em Pedagogia) foram recentemente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima (nota 5) e os resultados apresentados pelos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) equiparam-se às instituições de renome nacional e internacional.

Por fim, destaca-se que o IFSP é uma autarquia federal, fruto de uma política pública de Estado e não de Governo, e que pauta seus preceitos educacionais nas legislações vigentes e diretrizes curriculares nacionais. A prática de criar factoides para desacreditar as instituições públicas não compactua com os ideais democráticos de nossa sociedade.

A equipe gestora se coloca à disposição por meio do Whatsapp (18) 98102-4060 ou presencialmente para que eventuais dúvidas/esclarecimentos sejam prestados. Além disso, disponibiliza-se um portal conhecido como “Fale com o Diretor”, no qual a comunidade interna e externa pode enviar elogios, críticas, sugestões e reclamações, de maneira anônima (Fale com o Diretor).

Obrigado,

Prof. Alexandre Ataide Carniato