Estratégias de leitura em destaque no Sábado Letivo para a turma do Curso de Letras

Bolo, leituras e reciclagens fizeram parte da atividade “Entre o texto e o contexto: Estratégias de leitura”

• Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 21h07
  • Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 22h09

No dia 10 de setembro último, os alunos do curso de Licenciatura em Letras, com habilitação Português/Inglês, do campus Presidente Epitácio, reuniram-se para mais um sábado letivo em caráter de reposição.

A atividade foi conduzida pela professora Maria Alzira, responsável pela disciplina Leitura e Produção de Textos, e pelo professor convidado, Herlon Xavier Silva. A importância das estratégias de leitura para a formação de um leitor competente foi o elemento norteador para as atividades propostas, recuperando assim os conteúdos abordados em sala de aula.

Os estudantes foram recepcionados com uma mesa de café da manhã com suco e bolos e lembrados, pela docente Maria Alzira, de que a recepção era uma das etapas da aula, pois os textos apresentados eram diferentes versões da fábula “A leiteira” e serviram como motivadores para as discussões da sequência didática programada.

A partir do conceito relacionado ao gênero Fábula e suas características, que auxiliaram na leitura, análise e comparação das diversas versões; foi possível ressaltar algumas das estratégias de leitura estudadas nas aulas ministradas na disciplina.

Ao final do encontro, embalagens de leite vazias foram entregues para posterior confecção de objetos, como incentivo à reciclagem e evidência das muitas possibilidades de exercitar a criatividade a partir da leitura.

Mesa de café da manhã para recepcionar os alunos

Professores e alunos que participaram da atividade

Objetos confeccionados pelos estudantes do Curso de Letras