Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Atenção: Aproveitamento de Estudos – Todos os Cursos de 17/01 a 11/02

A Coordenadoria de Registros Acadêmicos torna público os procedimentos para pedidos de Aproveitamento de Estudos, Extraordinário Aproveitamento de Estudos e Reconhecimento de Saberes e Competências, para os estudantes de todos os cursos ofertados na instituição.

  • Publicado: Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 18h38
  • Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2022, 11h09

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

As solicitações de Aproveitamento de Estudos, Extraordinário Aproveitamento de Estudos (EXAPE) e Reconhecimento de Saberes e Competências (RESAB) devem ser realizadas via SUAP (veja o tutorial). Estas solicitações podem ser realizadas tanto por estudantes ingressantes, quanto por estudantes veteranos

Aproveitamento de estudos: Educação Básica: Art. 125. Educação Superior: Art. 101. Os estudantes terão direito a aproveitamento de estudos dos componentes curriculares já cursados, com aprovação no IFSP ou em instituição congênere, desde que realizados com êxito e dentro do mesmo nível de ensino. Documentação necessária:

  1. Requerimento de aproveitamento;
  2. Histórico Escolar (contendo o nome do curso e dos componentes curriculares, com especificação do período, frequência, carga horária e notas);
  3. Programas, ementas e conteúdos programáticos dos componentes curriculares cursados com aproveitamento na escola de origem ou no IFSP que sejam equivalentes à disciplina pleiteada.
  4. Solicita-se aos alunos que, se possível, preencham um único requerimento indicando todas as solicitações de aproveitamento de estudo e anexem as documentações necessárias para todas as solicitações realizadas. Veja aqui o modelo de Requerimento.

ATENÇÃO: Os documentos digitalizados deverão ser originais com assinatura e carimbo da instituição de origem ou certificado digitalmente.

Extraordinário aproveitamento de estudos (EXAPE): Instrumento pelo qual o estudante do curso de graduação comprova, por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, que possui habilidades e competências específicos da área de conhecimento do componente curricular do curso. Veja aqui o modelo de Requerimento do EXAPE.

Reconhecimento de Saberes e Competências Profissionais (RESAB): Instrumento por meio do qual a instituição de ensino realiza o reconhecimento dos saberes, habilidades e competências requeridos pelo perfil profissional de conclusão do curso e para o exercício das atividades laborais, que o estudante regularmente matriculado em seus cursos de educação básica comprova, por meio de instrumentos de avaliação, aplicados por banca examinadora. Veja aqui o modelo de Requerimento do RESAB.

ATENÇÃO: Em todos os casos, para os estudantes menores de idade, é obrigatório anexar ao requerimento os documentos de autorização do responsável, solicitados pelo SUAP.

Veja aqui o tutorial com as orientações passo a passo para abrir um REQUERIMENTO e realizar o seu pedido.
Veja aqui a Instrução Normativa nº 003 de 11 de maio de 2020, que trata do Reconhecimento de Saberes e Competências Profissionais (RESAB).
Veja aqui a Instrução Normativa nº 004 de 12 de maio de 2020, que trata do Extraordinário Aproveitamento de Estudos (EXAPE).

registrado em:
Fim do conteúdo da página