Equipe do IFSP Câmpus Presidente Epitácio se reúne com Representantes de Empresa Tanca e com Secretária de Educação de P. Prudente

No dia 11 de maio de 2021, o Diretor-Geral do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio, Alexandre Ataide Carniato, o Diretor Adjunto Educacional, Bruno César Vani e a docente Rosana Abbud Olivete, realizaram visita à empresa TANCA, na cidade de Presidente Prudente.

• Publicado: Segunda, 31 de Mai de 2021, 09h35
  • Última atualização em Segunda, 31 de Mai de 2021, 09h38

A empresa TANCA atua no seguimento de automação comercial, Mini PCs e Food Service e está neste mercado desde 2007, com fábrica na cidade de Presidente Prudente (mais informações em https://www.tanca.com.br/empresa.php ).

A reunião fez parte das ações de estreitamento das relações do IFSP com o Arranjo Produtivo Local (APL), as quais têm por finalidade a identificação de eixos de atuação para possíveis parcerias nos contextos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Espera-se, como resultado destas ações, viabilizar convênios, acordos de cooperação, vagas de estágio para os alunos, dentre outras possibilidades, contribuindo diretamente para a formação dos alunos do IFSP. Destaca-se também a identificação de potencialidades que podem, inclusive, ser exploradas em atualizações de currículo dos cursos oferecidos pelo IFSP, bem como em propostas de formação do corpo docente e servidores técnico-administrativos.

Os representantes da empresa TANCA apresentaram demandas de mão-de-obra qualificada na área de Sistemas Embarcados e áreas correlatas, tais como Arquitetura e Organização de Sistemas Computacionais, Sistemas Operacionais, Compiladores, além de demandas em desenvolvimento de Software (front-end e back-end). Além disso, existe a crescente demanda de profissionais que atuem na elaboração de placas de circuito impresso, programação embarcada e na linha de produção como: soldagem de componentes, manutenção de placas, dentre outros.

Servidores reunidos com os responsáveis da empresa TANCA.

Reunião com a Secretária de Educação de Presidente Prudente

Na mesma data, a equipe se reuniu com a Secretária de Educação de Presidente Prudente, Sonaira Fortunato Pereira. A reunião ocorreu na Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Presidente Prudente. Na ocasião foram discutidas possibilidades de parcerias entre o IFSP e a Seduc, dentre as quais se destacam, principalmente, o levantamento de demandas de Cursos de Extensão voltados para os professores da rede e alunos, e a divulgação dos cursos oferecidos pelo IFSP nas escolas do município.