Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Boletim PEP News: Segunda Edição

Boletim de Comunicação Interna direcionado aos(às) servidores(as) e colaboradores(as) do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio. Ano I, Edição n° 2. Presidente Epitácio, 12 de maio de 2021.

  • Publicado: Quarta, 12 de Mai de 2021, 10h25
  • Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 20h03
imagem sem descrição.

 

1. Atualização - Site da Extensão

A página da Extensão, no site do IFSP-PEP, está passando por reformulação e modernização. Na página inicial agora estão disponíveis quadros que resumem as atividades de extensão e o fluxo para submissão de ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços, projetos e programas) por parte dos(as) docentes. 

 

2. Atualização - Estrutura Organizacional

A Estrutura Organizacional do IFSP-PEP foi atualizada no site (disponível em https://pep.ifsp.edu.br/index.php/estrutura-organizacional) com as nomeações da nova gestão e também com a atualização de coordenadores(as) de curso que assumiram recentemente.

 

3. Retomada - Discussões sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP)

Em breve, serão retomadas as discussões para a elaboração/atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP) do nosso Câmpus. Tal documento é fundamental e imprescindível no que se refere à qualidade do ensino esperado em nossa instituição. É notável que o processo educativo vem passando por constantes atualizações e modificações. Sendo assim, a gestão realizará esforços para a reestruturação da Comissão de Elaboração do PPP. A Comissão é formada e presidida por um(a) pedagogo(a), com a participação do Diretor Adjunto Educacional (DAE), Coordenadores(as) de Curso, Coordenadores(as) de Pesquisa e de Extensão, Comunidade Externa e Representante dos Pais. Caso existam outros(as) interessados(as) em compor a comissão, favor entrar em contato com a Mitsuko (cdi.pep@ifsp.edu.br).

 

4. Estágio obrigatório e não-obrigatório como IFSP como unidade concedente

Atualmente, existem duas modalidades em que o IFSP figura como unidade concedente: estágio obrigatório, ou seja, aquele que consta no PPC como parte obrigatória para conclusão de um curso, e estágio não-obrigatório, ou seja, não consta como parte obrigatória para conclusão de um curso. 

Na página criada recentemente para apresentar tais informações (disponível em https://pep.ifsp.edu.br/index.php/vagas-de-estagio) são descritas as vagas de estágio obrigatório que o IFSP - Câmpus Presidente Epitácio oferta como unidade concedente.

Ressalta-se que, para os estágios não-obrigatórios, o Câmpus disporá de orçamento para a contratação de quatro estagiários(as) que estejam matriculados(as) em cursos superiores. O edital para seleção (ampla concorrência) será publicado em breve. As demandas referentes a estagiários(as), por setor, foram levantadas em reuniões prévias entre a gestão e as coordenadorias administrativas.

 

5. Curso para Fiscais Técnicos para Contratos

A Direção Geral, juntamente com a Direção Adjunta Administrativa e a Direção Adjunta Educacional, solicita aos(às) servidores(as) das áreas técnicas que realizem cursos on-line e gratuitos sobre a fiscalização de contratos. Eventualmente, necessita-se de fiscais técnicos para os mais diversos contratos existentes no Câmpus, tais como: telefonia, internet, manutenção, dentre outros, fazendo-se necessário que os fiscais tenham conhecimento técnico para verificarem se os serviços estão sendo prestados de maneira correta e eficaz. Os cursos são gratuitos e oferecidos pela plataforma Escola Virtual do Governo (ENAP), conforme disposto neste site.

 

6. Informações sobre o Curso de Letras

O curso de Licenciatura em Letras (Português/Inglês), que tinha previsão de abertura no segundo semestre de 2021, não será mais oferecido, devido à necessidade de atender a um ato autorizativo do Ministério da Educação, que dispõe que cursos registrados no E-MEC há mais de 24 meses e que não ofereceram vagas nesse período devem ser extintos. 

A tramitação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) ocorreu com os(as) docentes potenciais ao curso e, na sequência, disparou-se processo seletivo para contratação de novos(as) docentes (concurso público e processos de redistribuição e remoção). 

Em 2019, entretanto, houve incompatibilidade entre os calendários de contratação dos(as) docentes e o calendário de oferta de vagas do curso, por isso decidiu-se adiar o início para o ano de 2020, o que respeitava os prazos legais de abertura. 

No entanto, em 2020, em função da pandemia da Covid-19, houve momentos de incertezas quanto à suspensão, retomada das aulas e adaptação ao ensino remoto, e decidiu-se por não abrir a oferta de vagas para o curso.

No momento, os esforços estão sendo direcionados visando à abertura do curso no segundo semestre de 2022. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) irá fazer as adequações ao novo modelo de PPC, ao Currículo de Referência e às atualizações das Diretrizes Curriculares Nacionais, a fim de realizar nova submissão da documentação. 

 

7. Portaria MEC - Regulamentações de Atividades Docentes

Recomenda-se ao corpo docente do IFSP a leitura e reflexão acerca da Portaria 983/2020 do MEC e documentos associados. Trata-se de assuntos relacionados à regulamentação das atividades dos(as) docentes pertencentes à Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT. Alguns documentos relacionados:

Destaca-se que a implementação de mudanças está em pauta no contexto do IFSP, sendo, inclusive, assunto do último Colégio de Dirigentes (COLDIR). O link da gravação da última reunião do COLDIR pode ser acessado em https://youtu.be/I_IsTyN-0tA.

 

8. VI Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - JURA 2021

Neste dia 12 de maio, quarta-feira, das 17h00 às 18h30, ocorre a segunda atividade de uma série de debates que estão compondo a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) 2021. O tema deste encontro será: "Volta às aulas na pandemia é crime: escolas do campo e da cidade" e terá como palestrantes a professora da Educação Básica de São Paulo, Patricia Cerqueira dos Santos,  e a professora e coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFSP-PEP, Fernanda Cristina de Souza. A mediação será feita pelo professor do IFSP Tupã, Fernando Mendonça Heck.

Organizada pela primeira vez no ano de 2016, a JURA do Pontal do Paranapanema debate diversos temas ligados à questão agrária. Nesta sexta edição há o desafio de realizá-la no formato virtual por causa da pandemia da Covid-19. No decorrer de 2021 outros encontros estão sendo preparados e a participação do IFSP-PEP tem o objetivo de ampliar a participação da instituição nas discussões. Na comissão organizadora, pelo IFSP-PEP, além da professora Fernanda Cristina Souza, estão Sérgio Rykio Kussuda, ligado à Coordenadoria de Extensão, e a professora Marta Campos de Quadros, também integrante do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Para assistir ao vivo acesse os canais da Rede Dataluta no Facebook (https://www.facebook.com/rededataluta) e no Youtube (https://www.youtube.com/c/REDEDATALUTA).

 

9. Posse de novos integrantes no Conselho Municipal de Educação (CME)

Tomaram posse na última segunda-feira, 10 de maio, os(as) novos(as) integrantes do Conselho Municipal de Presidente Epitácio para a gestão 2021-2023. O CME tem como função monitorar, fiscalizar e propor ações relativas à Educação pública e privada, da Educação Infantil ao Ensino Superior, em todas as suas modalidades no âmbito do município. Cabe também ao Conselho oportunizar a criação do Fórum Municipal de Educação, responsável pelo monitoramento, avaliação do cumprimento e indicação de alterações no Plano Municipal de Educação.

O IFSP-PEP ocupa a representação do corpo docente da Rede Federal de Educação, tendo como membro titular a professora Marta Campos de Quadros e como membro suplente a professora Aline Pereira de Lima, ambas integrantes do corpo de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. 

As reuniões ordinárias do CME ocorrem sempre na primeira segunda-feira de cada mês, às 18h. 

 

10. Projeto de Ensino “Fábrica de Software”

A Fábrica de Software Acadêmica é um projeto que está sendo desenvolvido no IFSP – Câmpus Presidente Epitácio sob responsabilidade da Professora Andrea Padovan Jubileu. Esse projeto permite a utilização do ambiente 'fábrica de software' –  que utiliza conceitos e metodologias análogas ao processo de produção fabril tradicional – para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, integrando discentes, docentes e outros(as) participantes envolvidos(as).

Os principais objetivos do projeto são articular a teoria com a prática, aproximar os(as) discentes do mundo do trabalho, motivá-los(as) a empreender e a inovar e conscientizá-los(as) de seu papel na sociedade, por meio da convivência e compreensão dos problemas enfrentados pelas organizações atendidas. Para tanto, será fornecido suporte de professores(as) orientadores(as) e especialistas de domínio que estarão disponíveis para prover mentoria. Assim, os(as) discentes poderão:

(1) desenvolver soluções computacionais voltadas para a comunidade, aproximando a instituição de ensino IFSP – Câmpus Presidente Epitácio da comunidade externa, abrangendo a microrregião em que o Câmpus está inserido, a fim de facilitar a gestão de organizações sem fins lucrativos e que não tenham condições de adquirir soluções computacionais, permitindo, assim, a melhoria da prestação de serviços à sociedade e, também,

(2) desenvolver seus próprios projetos de inovação tecnológica como empreendedores(as) com o suporte da Fábrica de Software Acadêmica do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio.

Podem participar do projeto os(as) discentes que estejam cursando a partir do 5º semestre dos cursos superiores de Bacharelado em Ciência da Computação ou Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ou discentes do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática.

Está interessado(a) em saber mais sobre a Fábrica de Software Acadêmica? Envie um e-mail para andreapjubileu@ifsp.edu.br

 

11. Semana da Administração 

Nos dias de 04 a 06 de maio aconteceu no Câmpus a Semana de Administração. Os(as) participantes do evento puderam acompanhar palestras e minicursos online sobre o tema “Os desafios do empreendedorismo na pandemia".

Na noite do dia 04, houve a palestra de abertura “A História de sucesso da Pets & Life”, ministrada pela Ma. Lilian Sayuri Tatibana. No dia 05, a programação contou com três minicursos: “Alavancagem Operacional e Financeira para pequenos negócios, em tempos de pandemia”, com a Professora Ma. Mara Luiza Gonçalves Freitas (IFSP-PEP); “A importância do Marketing Digital na pandemia”, com a Professora Me. Fernanda Neves Iadocicco (IFSP-PEP) e “Metodologia para Planos de Negócios”, com o Professor Me. Marcelo Roberto Zorzan (IFSP-PEP). A noite de encerramento foi iniciada pela palestra “COVID-19: Orientações para o controle de contágio no ambiente residencial”, ministrada por Richard F. S. Mariano (discente do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - IFSP/PEP) e pela professora Ma. Fabrícia M.Ikuta (IFSP/PEP). Os trabalhos foram finalizados com a palestra “Como empreender na Construção Civil”, apresentada pelo professor Me. José Afonso Rocha (IFSP/PEP). 

O evento teve significativa participação dos(as) discentes e docentes do Curso Técnico de Administração e proporcionou conhecimento, interação e troca de experiências entre os(as) participantes. 

 

12. Projeto Institucional dos servidores Paulo e Audrei no Centro de Referência Presidente Prudente

Os servidores Paulo Sérgio Garcia e Audrei Rita Soares Bertolotto, desde 01/05/2021, estão realizando projeto institucional no Centro de Referência em Formação Profissional e Tecnológica - Presidente Prudente. A previsão de finalização do projeto é 31/10/2021. Os servidores foram solicitados pelo gabinete, órgão vinculado à Reitoria, conforme OFÍCIO 63/2021 - GAB-RET/RET/IFSP.

 

13. Redistribuição da servidora Camila Dias de Jesus e nomeação de Davi Carnieto

Conforme Portaria n. 219, de 7 de maio de 2021, publicada no Diário Oficial da União em 11 de maio de 2021, seção 2, página 18, houve redistribuição por permuta, a saber:

CAMILA DIAS DE JESUS, Professor EBTT, nível D, do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Presidente Epitácio, para o Instituto Federal de Goiás, Câmpus Jataí.

MARINA KANTHACK PACCINI RAZZE, Professor EBTT, nível D, do Instituto Federal de Goiás , Câmpus Jataí , para o Instituto Federal de São Paulo, Câmpus São Paulo.

Para a vaga da professora Camila foi nomeado o professor Davi Carnieto, conforme PORTARIA No 2.984, DE 4 DE MAIO DE 2021.

 

14. Pré-definição da área para possível contratação de professor

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP-RET) solicitou a definição da área para contratação de Professor EBTT para a vaga remanescente conforme os moldes atuais do IFSP (atualmente são 69 professores de um total máximo de 70). As equipes da gestão anterior e atual se reuniram e, baseando-se nos quantitativos de aula expostos na planilha de oferta de cursos e vagas que foi elaborada no PDI 2019-2023 (https://drive.ifsp.edu.br/s/7fSiyi8EyG1x1wz), decidiu-se que a área para a nomeação, quando viabilizada, será Letras Português/Inglês.

 

15. Mapa tátil - Finalização e envio para confecção

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), na figura do servidor Eduardo Nunes, a Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio (CAP), representada pelo servidor Ricardo Baldon, e os servidores Isabela Marinho, Bruno do Vale, Paulo Garcia e Alexandre Carniato reuniram-se e discutiram sobre o mapa tátil, que foi finalizado e será enviado em breve para a confecção. O mapa trará as localizações das salas dos dois pisos do bloco A (antigo Bloco I).

 

Expediente:

Para divulgação no Boletim Informativo PEP News entre em contato pelo endereço: comunica.pep@ifsp.edu.br ou envie sua sugestão de pauta por meio do formulário disponível neste link. O Boletim Informativo "PEP News" é uma publicação da Comissão de Mídias e da Coordenadoria de Apoio à Direção (CDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Presidente Epitácio.

Encontrou um erro? Reporte-nos pelo e-mail comunica.pep@ifsp.edu.br.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página