Superação de Desafios Mercadológicos e Empreendedorismo Foram Tema da Semana de Administração que Terminou no Último dia 06 de maio

Nos dias 04, 05 e 06 de maio aconteceu a Semana de Administração. O evento teve o objetivo de propor a discussão sobre os desafios de empreender em tempos de pandemia, com palestras e minicursos. Venha conferir como foi!

• Publicado: Segunda, 10 de Mai de 2021, 21h26
  • Última atualização em Terça, 11 de Mai de 2021, 18h42

Em meio à turbulência provocada pela pandemia que ainda causa profundos impactos na sociedade humana e evidentemente, no ambiente educacional, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Presidente Epitácio, por meio de seu corpo técnico e docente, promoveu com sucesso mais uma edição virtual da Semana de Administração, realizada entre 04 e seis de maio de 2021.

Com transmissão simultânea nas plataformas Webconferência Café e Youtube, o evento superou a marca de 255 participantes, mantendo uma média de 85 participantes ativos/dia, o que, dadas as condições foi considerado um indicador excelente, face aos desafios de adaptação às novas tecnologias e de acessibilidade enfrentadas pela comunidade acadêmica. O evento nesse sentido contou com uma programação enxuta.

No primeiro dia, brindando a audiência com emocionante caso empresarial, a médica veterinária e empresária Lilian Sayuri Tatibana, discorreu sobre a história da Pets & Life. A palestra provocou muita emoção nos participantes, a partir dos relatos da empresária sobre os desafios enfrentados ainda na universidade, o desenvolvimento de uma nova tecnologia e serviço – banco de sangue especializado em felinos -, criação de uma empresa, gestão de sociedade e de equipes, desafios pessoais, enfim, seus inúmeros desafios cotidianos até atingir os resultados maduros da empresa, que é referência nacional em seu ramo de atuação.

No segundo dia, os professores Mestra Fernanda Neves Iadoccico, Mestra Mara Luiza Gonçalves Freitas e Mestre Marcelo Roberto Zorzan, todos do quadro docente do IFSP Presidente Epitácio, ofereceram minicursos abertos à comunidade, nas áreas de Marketing Digital (minicurso “A importância do Marketing Digital na pandemia”), Administração Financeira (minicurso “Alavancagem operacional e financeira para pequenos negócios em tempos de pandemia”)  e Planejamento Empresarial (minicurso “Metodologia para Planos de Negócio”), respectivamente. Os minicursos foram realizados também por meio de mídia digital, o Webconferência Café, contando em média com a participação de 21 expectadores.

No terceiro e último dia, por meio de parceria firmada com o Curso Técnico em Edificações, foram ministradas duas palestras. Na primeira parte do evento, os participantes imergiram em importante conjunto de “Orientações para o controle de contágio em ambiente residencial”. A preleção realizada pela professora Mestra Fabrícia Ikuta (IFSP-PEP) e o discente do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica Richard Mariano foi de extrema valia, para a observação da dinâmica de incorporação dos protocolos de biossegurança no contexto da construção civil, aspecto também de interesse dos profissionais de administração, a medida que a administração de empreendimentos de engenharia também compõem o rol dos campos de atuação conexos da formação. No segundo momento, encerrando a noite e o evento, o professor Mestre José Afonso Rocha, docente do Curso Técnico em Edificações do IFSP Presidente Epitácio, proferiu interessantíssima palestra intitulada “Como empreender na construção civil”. A preleção corroborou extremamente para o desenvolvimento de reflexões finas sobre a relação de áreas, como a de edificações e a administração, além de elucidar as vantagens e desvantagens do empreendedorismo no segmento.

De acordo com a Professora Mestra Fernanda Neves Iadoccico, coordenadora do Curso Técnico em Administração do IFSP Presidente Epitácio, o evento, face aos desafios, superou as expectativas tanto em termos de conteúdo, quanto em termos de participação dos alunos e sociedade e também, pela cooperação realizada entre as distintas áreas do IFSP, por meio de seus profissionais – Roberta Caroline Versu Alves, Bibliotecária, responsável pela identidade visual do evento; Filippo Gustavo Guinossi de Almeida, Técnico de Laboratório da área de informática, responsável pela gestão de mídias digitais durante o evento; Laíse Alves Perin, Coordenadora de Extensão, pelo suporte e certificação do evento – e toda a equipe dos cursos Técnico em Edificações e Técnico em Administração,    que colocaram-se à disposição para que o evento fosse um sucesso.

Quer ver de novo? As palestras estão disponíveis no canal do IFSP PEP no Youtube. Confira os links:

Palestra do dia 04 de maio de 2021:

Palestra do dia 06 de maio de 2021:

Confira também nossa galeria de fotos aqui.