Projeto de extensão Todxs em Cena realiza atividades sobre arte e cultura

Nesta semana, serão realizadas conversas virtuais com a grafiteira Julia Nascimento (15/12) e com a atriz Cidinha Alves (17/12), sempre às 20h30, no Instagram do projeto.

• Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 14h00
  • Última atualização em Terça, 20 de Julho de 2021, 18h25

O projeto de extensão Todxs em Cena do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Câmpus Presidente Epitácio vem sendo desenvolvido, desde o início 2019, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. Em 2020, em virtude das condições impostas pela pandemia de Covid 19, o projeto foi reformulado para contemplar ações que permitam a interação com a comunidade por meio de ferramentas digitais. São realizadas produção de conteúdo semanal, para as redes sociais do projeto, com propostas de atividades que possam ser realizadas em casa, relacionadas ao teatro, dança, música, visualidades, contação de histórias e comunicação e expressão, voltadas para crianças, adolescentes e jovens.

A professora Monique Reis é coordenadora do projeto e orientadora dos(as) bolsistas na elaboração das atividades sobre arte e cultura. A professora Elaine Carneiro atua na realização das atividades de comunicação e expressão.

Neste ano, o projeto foi contemplado pelo edital PRX 196, Programa Institucional de Apoio a Atividades de Extensão do IFSP – Em tempos de Distanciamento Social, da Pró-Reitoria de Extensão, contando com a participação do bolsista Lucca Paes, estudante do 3° ano do curso técnico em Mecatrônica integrado ao Ensino Médio e com a bolsista Isabela Siqueira, estudante do 3° ano do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. As estudantes Mariana Batalha e Marlene Maeda, do 6° período do curso de Licenciatura em Pedagogia, participam como voluntárias, no projeto.

Nesta semana, serão realizadas conversas virtuais com artistas da comunidade. No dia 15/12, a convidada será a artista, desenhista e grafiteira Julia Nascimento, que já realizou obras em diferentes locais da cidade.   No dia 17, a convidada será Cidinha Alves, atriz e integrante do Balé Folclórico Raiz, que participou de diversos espetáculos teatrais na cidade, inclusive participou do projeto Todxs em Cena, em 2019, sendo atriz no espetáculo Noites Enluaradas, produzido e apresentado no âmbito do projeto.

Por meio do projeto, busca-se promover o reconhecimento e a valorização dos diferentes tipos de manifestações artísticas e culturais e realizar a produção de arte baseada na comunidade.