Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ação de ensino do 3° ano do Ensino Médio fez parte programação da Semana do Idoso.

  • Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 15h33
  • Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 15h50
Aprender não é algo que acontece somente em sala de aula. Um bom exemplo disso foi a troca de conhecimentos que os alunos do 3º ano do Curso Integrado em Mecatrônica tiveram em visita realizada ao Recanto do Vovô, em Presidente Epitácio.
 
A turma elaborou uma ação comunitária partindo de um trabalho avaliativo do componente curricular Educação Física, que abordou durante o terceiro bimestre a promoção de alimentação adequada e saudável como parte da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Os alunos estudaram a função dos macronutrientes (carboidratos, proteínas, lipídios, água) e micronutrientes (vitaminas e minerais) associados ao gasto calórico diário total, e elaboraram uma proposta de café da manhã que integrou a programação da Semana do Idoso no abrigo Recanto do Vovô, que atende senhores e senhoras na melhor idade.
Por recomendação dos profissionais de saúde que trabalham na instituição, o grupo preparou com muito carinho porções com e sem açúcar, e com teor reduzido de sódio. A atividade de ensino foi realizada no dia 24 de setembro (terça-feira), coordenada pela professora de Educação Física Joelma Dalarmi com apoio da Direção Geral de Ensino-DAE/PEP/IFSP . 
 
O trabalho consistiu na apresentação de estratégias que objetivavam proporcionar aos indivíduos e coletividades, a realização de práticas alimentares apropriadas. Para o café da manhã foram preparados e servidos pelos alunos: ovos mexidos, vitamina de banana com aveia, água aromatizada, água de coco, pão, leite e café; a fruta oferecida in natura foi melancia. Os estudantes também  conversaram sobre a proposta alimentar apresentada e outros detalhes do cardápio montado em uma conversa agradável e enriquecedora. Segundo os próprios alunos, esta ação de ensino foi uma experiência muito boa, que proporcionou aprendizado para todos os envolvidos, desde o início da pesquisa até a conversa com pessoas mais experientes durante a visita: “A geração anterior tem mais a nos ensinar do que pensamos”, foi a conclusão do aluno Lucas Terrengui. 
 
Agradecemos a oportunidade e receptividade de toda equipe que trabalha pela manutenção e funcionamento do Recanto do Vovô, representados aqui pela Coordenadora Ana Carolina Xavier Mengue.
 
Créditos da matéria: Amanda de Sousa/3° Integrado em Mecatrônica
Registro Fotográfico: Pedro Silva Fernandes/3° Integrado em Mecatrônica.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página