Projeto de Robótica realiza Palestras nas Escolas do Município

• Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 13h32
  • Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 14h28

O projeto de extensão intitulado Robótica Educacional: ludicidade, tecnologia e aprendizado é coordenado pelo Prof. Alexandre A. Carniato e com colaboração dos professores Leonardo A. Carniato, Ricardo F. Nunes e João Domingos,  professores do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica. O projeto visa fomentar o interesse pelo emprego da robótica na educação, sendo esta uma ferramenta lúdica para aprendizagem e estreitamento entre teoria e prática.

Dentre as ações do projeto, foram agendadas visitas às escolas estaduais da cidade de Presidente Epitácio. Entre os dias 21 e 28 de agosto, os alunos das escolas estaduais, Orlando Drumond Murgel, Marina Amarante Ribeiro Vasques Sanches e Consuelo Fernandes de Magalhães Castro Dona, participaram da palestra intitulada “Robótica Educacional”. Aproximadamente 250 alunos foram contemplados de forma direta. Durante as palestras, alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica apresentaram os robôs-sumô desenvolvidos durante o Projeto Integrado. No final das apresentações, os robôs foram controlados pelos alunos das escolas, gerando entusiasmo e muita diversão.

Palestra na escola Murgel

Palestra na escola Marina

Palestra na escola Consuelo

Ao final das palestras, os alunos interessados foram convidados a se inscreverem para participar de um minicurso de robótica educacional que será ofertado no IF, com início para o dia 13/09. Aproximadamente, cem pré-inscrições para o minicurso (oficina) de confecção de robôs foram realizadas.

Em paralelo a estes eventos também está acontecendo, no IFSP – PEP, um curso de introdução a robótica para os professores da rede estadual. O objetivo deste curso é estimular o ensino da robótica nas escolas, principalmente nas disciplinas de ciências e matemática. Além disto, objetiva-se que os professores se tornem replicadores deste curso, atingindo cada vez mais o público interessado.

Professores no minicurso de introdução à robótica

O projeto de extensão Robótica Educacional: ludicidade, tecnologia e aprendizado, conta com a colaboração de dois bolsistas Echilley Caroline Prado da Silva Campos e Lucas Tadashi Guimarães Inoue e terá duração até dezembro, contemplando várias ações de extensão. Para maiores informações, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou 18 98102-4060.