Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ciência da Computação > Estudantes do curso de Ciência da Computação realizam Projeto de Curricularização de Extensão para idosos na Igreja Metodista de Presidente Epitácio
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes do curso de Ciência da Computação realizam Projeto de Curricularização de Extensão para idosos na Igreja Metodista de Presidente Epitácio

Palestra sobre defesa digital foi realizada por alunos do curso Bacharelado em Ciência da Computação. A atividade faz parte do “Projeto de Curricularização: Disseminação do Ensino de Computação para a Comunidade de Presidente Epitácio e região”. A palestra teve como objetivo capacitar a terceira idade em questões de segurança online e inclusão digital.

  • Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2024, 16h46
  • Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2024, 16h46

No dia 07/06/2024, foi realizada a palestra intitulada Defesa Digital - Prevenção Contra Golpes Digitais para o Grupo da Terceira Idade da igreja Metodista.  A iniciativa visa não apenas orientar os idosos sobre o uso seguro da tecnologia, mas também promover a alfabetização digital e o fortalecimento de laços sociais. Durante a palestra, os participantes foram introduzidos a temas essenciais como segurança online, proteção de dados e uso responsável da tecnologia.

A palestra foi ministrada pelos alunos Fernanda Kotai de Melo, Guilherme Moraes, Larissa Biliazzi, Luana Sakai e Karina Bombonato, sob a orientação e coordenação dos professores Márcia Jani Cícero do Nascimento e Marcelo Roberto Zorzan. Vale ressaltar que esse evento faz parte do projeto de extensão curricular “Disseminação do Ensino de Computação para a Comunidade de Presidente Epitácio e região“ 

Durante o evento os palestrantes utilizaram recursos visuais e um website informativo para alertar sobre os riscos de golpes digitais, especialmente voltados para o público idoso. Além disso, a palestra foi seguida por um feedback dos participantes, que expressaram interesse em aprofundar seus conhecimentos através de um minicurso de inclusão digital.

 

Legenda: Imagem da Palestra Realizada na Igreja Metodista de Presidente Epitácio.

Foto: Acervo do projeto.

 

O projeto destaca a importância da inclusão digital na terceira idade, considerando que grande parte dos idosos no Brasil ainda não estão conectados à internet. A falta de familiaridade com as tecnologias pode resultar em exclusão social e limitações no acesso a serviços essenciais. Por isso, ações como essa são fundamentais para garantir que os idosos se sintam mais seguros e autônomos no mundo digital.

 

Legenda: Imagem dos ouvintes da palestra realizada na Igreja Metodista de Presidente Epitácio.

Foto: Acervo do projeto.

 

A equipe do projeto agora está realizando o minicurso "Inclusão Digital Para a Terceira Idade", que busca ensinar habilidades práticas em tecnologia, permitindo que os participantes utilizem smartphones e computadores com confiança. A iniciativa não só visa melhorar a qualidade de vida dos idosos, mas também promover uma maior integração social e digital dessa população.

registrado em:
Fim do conteúdo da página