Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Chamada Pública > Últimas notícias > Alunos do curso de Letras realizam ação da curricularização da extensão em atividade no próprio campus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos do curso de Letras realizam ação da curricularização da extensão em atividade no próprio campus

O curso de Licenciatura em Letras promoveu uma Oficina de  Língua Inglesa e reuniu diversos adolescentes e jovens da comunidade de Presidente Epitácio

  • Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2024, 07h24
  • Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2024, 07h37
imagem sem descrição.

Os alunos do segundo termo do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês do Instituto Federal de Presidente Epitácio, realizaram uma oficina de criação de poemas em língua inglesa como mais uma ação da curricularização da extensão, no projeto Língua(s), Leitura(s), Literatura(s) e Ensino – LETRAS em ação.

Inicialmente, na disciplina Teoria Literária: estudos da narrativa e do poema, ministrada pela professora doutora Maria Alzira de Souza Santos, os estudantes aprenderam sobre os textos poéticos e seus recursos; depois, nas aulas de Língua Inglesa 1, alguns tópicos da língua e como criar poemas em inglês.

A oficina, intitulada Word meeting: A poetic workshop - Encontro de palavras: uma oficina literária, contou com a participação de alunos de escolas estaduais públicas como o colégio 18 de Junho e o colégio Jacinto; de escolas particulares como os colégios São Paulo, Sesi e Anglo e ainda com outros membros da comunidade de Presidente Epitácio, como o jovem Rodrigo Gonçalves do Espírito Santo, jornalista.

Sob a orientação da professora Mestra Elaine Carneiro, os licenciandos, em uma manhã de sábado, por meio de cartazes, figuras e dinâmicas divertidas, revisaram com os participantes da oficina tópicos como Substantivos e Adjetivos ( em português e em inglês) e em seguida os auxiliaram na criação dos poemas em inglês – os quais tiveram direito à ilustrações com pinceis, lápis de cor, papeis coloridos, e muito mais.

Segundo Maísa Cecília, aluna do sexto ano do ensino fundamental no colégio 18 de Junho, o evento foi muito criativo, a experiência de estar como aluna de outra escola dentro do Instituto Federal e poder conhecer o Instituto foi um grande privilégio. A aluna Yasmin, do nono ano do ensino fundamental do colégio Sesi disse que gostou bastante, foi muito divertido e que ela aumentou seu vocabulário. Já o jovem Rodrigo, jornalista e formado em inglês pela escola Michigan – EUA, afirmou que a atividade foi bem funcional, de simples absorção e que ele gostou bastante, pois foi tudo muto interativo.

A experiência foi bem sucedida conforme os relatos dos participantes e avaliação dos licenciandos e contará ainda com mais uma ação do Projeto.

 

A professora Mestra Elaine dando início aos trabalhos da Oficina

 

   
Licenciandos revisando tópicos  da língua inglesa e auxiliando os  participantes da Oficina

 

   
Alunos das escolas estaduais  participando das dinâmicas da Oficina

 


O jornalista Rodrigo também participou das dinâmicas da Oficina

 

    
Estudantes de Letras interagindo com os participantes da Oficina na leitura dos poemas

 

       
Dois poemas produzidos na Oficina

registrado em:
Fim do conteúdo da página