Página inicial > Chamada Pública > Últimas notícias > Atividades interativas impulsionam aulas de Língua Portuguesa

Atividades interativas impulsionam aulas de Língua Portuguesa

Alunos do terceiro ano do curso de Informática realizaram  performances criativas com textos poéticos e montaram exposição sobre romance angolano

• Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 11h25
  • Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 11h26

Neste ano de 2023, a Professora Dr.ª Maria Alzira de Souza Santos utilizou metodologias diversas para o ensino de sua disciplina, como jogos e apresentações com performances dos estudantes.  Para revisões e/ou introdução dos estudos de Sintaxe, vários jogos lúdicos tornaram as aulas mais interativas e propiciaram maior participação dos alunos.

Em uma das aulas de literatura, os estudantes produziram um minissarau: declamaram poemas com fundo musical, maquiados e vestidos a caráter, utilizaram objetos, desenhos feitos por eles e ainda fizeram pequenas encenações na sala de aula, previamente decorada com balões, caixas e outros objetos pela professora. Houve quem cantasse poemas já musicalizados, como “Pela luz dos olhos teus”, de Vinícius de Moraes. Em outra, depois de lerem o conto Negrinha, de Monteiro Lobato, escreveram textos, fizeram desenhos/cartazes associando a temática a questões de preconceito e racismo na sociedade atual. Uma oficina literária com o conto A partida, de Osman Lins e outra com poemas de autores contemporâneos também impulsionaram a participação dos estudantes.

Após a leitura do livro As aventuras de Ngunga, do escritor angolano Pepetela, confeccionaram cartazes com desenhos, frases e/ou textos aludindo a temas trabalhados no romance, como: liberdade, resistência e importância dos estudos. Esses trabalhos fizeram parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023, em exposição sob o título “Literatura Angolana. Ngunga, aventuras de luta e resistência. Ensino e Liberdade.”

Mesmo nos tradicionais seminários e rodas de conversa, o que se destacou foi a participação ativa e com entusiasmo dos alunos. O estudante Ismael Esdras Gonçalves da Silva salientou a importância das ações como oportunidades de desenvolvimento cultural e aquisição de estratégias para falar em público. Gratificante, resumiu a professora.

Apresentação com desenhos e performance de poema

Alunos representando o poema Pneumotórax, de Manuel Bandeira e um monólogo com fundo musical

Alunos ensaiando para apresentação de poemas com música

Sala decorada para o Sarau