Página inicial > Chamada Pública > Últimas notícias > Alunos do curso de Pedagogia analisam livros didáticos para ensino de Língua Portuguesa

Prática do Componente Curricular “Fundamentos e metodologias do ensino de Língua Portuguesa: produção de textos” prepara os alunos para a escolha de materiais didáticos.

• Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 21h42
  • Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 13h39

Os futuros pedagogos poderão ministrar aulas de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, portanto vivenciar momentos de análises de livros didáticos torna-se fundamental na construção do perfil do egresso, a fim de que eles possam escolher materiais adequados ou fazer ajustes a situações de aprendizagem apresentadas nos livros.

Nesse sentido, no componente curricular “Fundamentos e metodologias do ensino da Língua Portuguesa: produção de textos”, ministrado pela docente Gislene Barbosa, os alunos do 5º semestre vivenciaram a Prática do Componente Curricular (PCC) por meio de uma análise minuciosa das unidades e dos capítulos que compõem diferentes livros adotados em escolas públicas e particulares da região.

Os licenciandos buscaram identificar nas atividades dos livros se existe articulação entre os eixos de ensino da língua materna: leitura, análise linguística, oralidade e produção textual. Também analisaram como os gêneros textuais são trabalhados e, sobretudo, como cada material trata o ensino da produção de texto: há planejamento de atividades de escrita com os pequenos estudantes? Há momentos de revisão para as crianças aprenderem a reescrever os textos? Há indicação de correção textual-interativa para as intervenções do professor?

Para as estudantes Patrícia dos Santos Araújo e Carolina Pedrosa Santos, que fizeram juntas a análise de um livro para o 4º ano, “essa experiência foi bem positiva, pois quando tivermos de escolher livros em nosso trabalho docente, teremos noção do que analisar para favorecer a aprendizagem dos nossos futuros alunos”.

A seguir fotos dos alunos do 5º semestre do curso de Pedagogia em atividade de análise de materiais didáticos: