Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Chamada Pública > Últimas notícias > Boletim PEP News: 12ª Edição
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Boletim PEP News: 12ª Edição

Boletim de Comunicação Interna direcionado aos(às) servidores(as) e colaboradores(as) do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio. Ano II, Edição n° 12. 

 

  • Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 15h20
  • Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2022, 18h23
imagem sem descrição.

Presidente Epitácio, 17 de Agosto de 2022.

 

1. Manuais da Comunicação

O IFSP disponibiliza seu manual de identidade visual. Essa medida tem como objetivo facilitar a usabilidade do logotipo da instituição. Neste arquivo há várias informações, como: a construção do logotipo, formas de utilização do mesmo, etc. Na mesma notícia o usuário encontrará disponível para download as versões da logo para usabilidade acadêmica e profissional, além de orientações sobre pronúncia da sigla IFSP e o Manual de Eventos. Segue o link de acesso ao materiais: https://ifsp.edu.br/politicadecomunicacao/141-comunicacao/manuais-da-comunicacao 

2. Canal de comunicação “Fale com o Diretor”

Em prol de conseguir manter um contato mais próximo com os alunos, servidores e membros da comunidade externa, e também visando uma melhoria para o setor, a Diretoria Geral do câmpus de Presidente Epitácio-SP, junto da equipe de comunicação/marketing, desenvolveu o meio de comunicação intitulado de “Fale com o Diretor”, onde qualquer pessoa através deste meio, consegue enviar suas dúvidas, críticas e sugestões para o diretor geral do câmpus, o Sr. Alexandre Ataide Carniato.

Este meio de comunicação se encontra presente no site da instituição. Abaixo o link para acessar diretamente: https://pep.ifsp.edu.br/index.php/drg-diretoria-geral.

3. Diretor do Câmpus falou com os alunos sobre a conscientização com os animais e outros assuntos

Entre os dias 09 e 20 de junho o Diretor Geral do câmpus Alexandre Ataide Carniato passou nas turmas dos cursos Ensino Médio Integrado (1°, 2° 3 ° ano), dos cursos superiores  (Bacharelado Ciências da Computação, Bacharelado em Engenharia Elétrica, Licenciatura em Pedagogia e Tecnologia em Processos Gerenciais) e nos cursos técnicos noturnos e vespertino (edificações, técnico em administração, técnico em eletrotécnica). Nesses encontros o diretor conversou com as turmas sobre a necessidade de um contato mais direto e frequente com a direção através do canal de comunicação no site - “Fale com o diretor”. O diretor geral também informou os alunos sobre o uso de máscaras. Outro assunto abordado com os alunos foi a necessidade de conscientização sobre a questão do abandono de animais nas dependências do Campus, já que o número de animais abandonados circulando nas dependências do IFSP tem crescido muito e a Instituição não tem como mantê-los e dar os cuidados adequados.

 

4. Atualizações no Quadro de Servidores

Foi publicada a Portaria N° 2946/2022/IFSP,  de 3 de junho de 2022, concedendo licença para tratar de assuntos particulares ao Professor Douglas Fernando dos Santos Godoy.

Foi publicada também a portaria de afastamento para qualificação (N° 4071/2022/IFSP) da Professora Rosana Abbud Olivete.

O câmpus deseja boas-vindas aos novos professores: Hudson Barossi Trevisan (Administração), Natiele Silva Lamera (Pedagogia), Fernanda Christina Bottega (Química), Priscila Cristina Miranda da Silva (Direito) e Marcos Roberto Pavani (Geografia). Está ainda em processo de contratação docente substituto de Português/Libras.

Comunicamos também a saída dos professores Nathalie Zamariola (câmpus São Roque) e Bianchi Agostini Gobbo (câmpus Campos do Jordão), que pleitearam o processo de remoção do câmpus. Comunicamos também o encerramento de contrato da professora Substituta Marta Campos de Quadros. A comunidade do IFSP agradece os serviços prestados pelos professores e deseja sucesso em suas novas jornadas!

Foi publicada portaria de remoção da servidora Mayara Gomes Cadette, Assistente Social, do câmpus Salto para o câmpus Presidente Epitácio, conforme Portaria Nº 4637/2022IFSP.

Em 12 de agosto de 2022, tomou posse no câmpus Presidente Epitácio o Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) Rolien José Vieira Cirilo.

O servidor William Goncalves de Siqueira foi removido para o  câmpus Hortolândia, conforme Portaria N° 4666/IFSP.

Através da Portaria N° 4.144/IFSP, de 26 de Julho de 2022, o Reitor do IFSP designou a servidora Maria Cecilia de Castro Pereira, ocupante do cargo de Assistente em Administração, para exercer a Função de Coordenadoria de Gestão de Pessoas do Câmpus Presidente Epitácio. Anteriormente ocupante do cargo na Coordenadoria de Gestão de Pessoas do Câmpus Presidente Epitácio, a servidora Camila Tolin dos Santos Silva foi dispensada, a pedido, da função de Coordenadora de Gestão de Pessoas do Câmpus Presidente Epitácio. A instituição agradece a dedicação da servidora.

 

5. Semana da Diversidade, Semana da Engenharia Elétrica e Semana da Computação.

Semana da Computação - Entre os dias 06 a 10 de junho aconteceu a III Semana Epitaciana de Computação. Os discentes do 7° termo de Bacharelado em Ciências da Computação (BCC), Lucas Castelo Branco e Luana Businaro, fizeram uma avaliação muito positiva do evento. Para eles, a Semana da Computação trouxe a oportunidade de aproximar os estudantes de aspectos referentes à profissionalização e inserção no mercado de trabalho, a partir do contato com palestrantes que atuam em diferentes áreas do curso. A abordagem temática das palestras supracitadas motivou ainda mais os presentes. Além disso, os alunos gostaram de aprofundar seus conhecimentos a respeito de conteúdos e temas que serão futuramente abordados no Bacharelado em Ciência da Computação.  Alguns dos minicursos da Semana da Computação foram ministrados por egressos do curso. Essa ação motivou ainda mais os estudantes, pois puderam prestigiar os relatos profissionais e experiências dos ex-alunos.

Semana de Engenharia Elétrica - No período de 30 de maio a 1 de junho de 2022 ocorreu, nas dependências do IFSP-PEP, a V Semana da Engenharia Elétrica. De acordo com os alunos Giovana Campos Lopes e João Victor Dantas, do 7° termo de Bacharelado em Engenharia Elétrica, o evento foi muito positivo e trouxe temas muito importantes para a área. Dentre as atividades do evento, um dos minicursos abordou os aspectos práticos da instalação de painéis solares. Além das palestras, também ocorreu a competição de carrinhos que tornou o evento ainda mais dinâmico.

Semana da Diversidade - A V Semana da Diversidade, realizada  de 23 a 27 de maio, abordou temas atuais e muito pertinentes à sociedade. De acordo com a discente Renata Gomes Pereira - (1° termo de Licenciatura em Pedagogia), o evento foi uma oportunidade de entrar em contato com pesquisadores e educadores de outras áreas e regiões, além de possibilitar um olhar sobre as vivências e experiências das minorias sociais. O evento se apresentou como uma valiosa oportunidade de crescimento intelectual, para todos presentes.

 

6. Formação dos DAEs e CSP

Nos dias 19 e 20 de maio de 2022, houve o encontro presencial dos Diretores Adjuntos Educacionais (DAEs), da Comissão Permanente de Assistência Estudantil (COPAE) e do Comitê de Alimentação do IFSP em São José do Rio Preto/SP. O encontro foi organizado pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAEST) e, dentre os assuntos discutidos, estavam: 1) organização e representação das Políticas de Alimentação Escolar; 2) prestação de contas da Política de Assistência Estudantil em 2021.

O IFSP – Campus Presidente Epitácio participou do encontro com as representações de Bruno César Vani (Diretor Adjunto Educacional), Eduardo Fernando Nunes (membro da COPAE) e Andresa Juliana de Sousa Carvalho (membro do Comitê de Alimentação Escolar).

7. Encontro da PRE e PRD

O Diretor Adjunto Educacional do câmpus de Presidente Epitácio-SP participou, nos dias 22/06 a 24/06, do encontro com diretores adjuntos educacionais (DAEs), Pró-Reitoria de Ensino (PRE), Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRD). Este encontro teve como pauta as reformulações de curso e alguns aspectos da atribuição docente. O encontro ocorreu na cidade de São Roque - SP. 

8. Reunião sobre PPP e PDI

                O Diretor Geral  (DRG) Alexandre Ataide Carniato, o Diretor Adjunto de Administração (DAA) Randal Franklin Siqueira Campos, o Diretor Adjunto Educacional (DAE) Bruno César Vani e o discente do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica (BEE) Mateus Faria Coimbra participaram de uma reunião no câmpus Araraquara com a PRE e a PRD, cujos temas principais envolveram a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A abertura do evento foi no dia 08/08 às 14h e contou com a presença do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. No dia 09/08 foi trabalhada a Importância da análise de ambientes interno e externo e ferramentas para coleta e organização dos processos. O encerramento ocorreu no dia 10/08 às 14h. Em breve, terão início as discussões para a construção do novo PPP e do PDI 2014-2028 do câmpus Presidente Epitácio.

9. Portaria de funcionamento Presidente Prudente, Rio Claro e Miracatu.

Portaria Nº 415, de 10 DE Junho de 2022, publicada em 10 de junho de 2022, autoriza o funcionamento de três novos câmpus no para o IFSP: Presidente Prudente, Miracatu e Rio Claro. A portaria foi validada desde 01 de julho de 2022. Apesar disto, não existe previsão de criação de códigos de vagas para suprir os técnicos administrativos e professores destas novas unidades.

10. Curso de Letras tem início de oferta no 2° semestre de 2022

O conselho superior (CONSUP) autorizou o início das atividades do novo curso superior que está sendo ofertado pelo IFSP-PEP, o curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Português e Inglês. Para mais informações acesse a notícia completa: IFSP-PEP oferece Licenciatura em Letras. A comunidade do IFSP saúda os novos estudantes, desejando-lhes uma excelente jornada acadêmica, e parabeniza também toda a equipe envolvida na implantação do curso!

11. Bloqueio de recursos orçamentários

No dia 27/05 o Ministério da Educação publicou sobre o bloqueio orçamentário que comprometerá as verbas destinadas às  despesas de custeio e investimentos das Universidades e Institutos Federais. Esta decisão afeta uma proporção de 14,5% do orçamento. O Governo informa que este contingenciamento foi necessário para cumprir o teto de gastos, regra essa que visa limitar o crescimento das despesas públicas.

Por decisão da Direção Geral do Campus de Presidente Epitácio, até o presente momento, o bloqueio orçamentário não afetará a concessão das bolsas de ensino, pesquisa e extensão e os auxílios oriundos do Programa Auxílio Permanência. Desse modo, será retirado das verbas de custeio do nosso orçamento 9,86%, o que equivale a R$ 188.327,43. 

 

12. Gestão disponibiliza pontos do plano de gestão e o status de suas conclusões

Com objetivo de realizar uma administração transparente e comprometida com a execução do Plano de Gestão, a equipe gestora do IFSP teve como iniciativa a postagem de vídeos informativos. Neles são apresentadas informações sobre o andamento e cumprimento das metas que integram o Plano de Gestão.

A postagem dos vídeos é realizada nos canais oficiais do IFSP-PEP (Facebook e Instagram). Links para acesso:

 

13. Reforma no Assoalho do Bloco A

Foi realizada adequação no assoalho próximo à sala A106. Com isso, espera-se disponibilizar à comunidade interna um novo espaço de convivência. Algumas imagens são apresentadas na sequência.

 

14. Atualização acerca da construção de novas salas de aula

Encerramos a edição do PEP News com algumas imagens da construção em andamento do Bloco D.

Expediente:

Para divulgação no Boletim Informativo PEP News entre em contato pelo endereço: comunica.pep@ifsp.edu.br ou envie sua sugestão de pauta por meio do formulário disponível neste link. O Boletim Informativo "PEP News" é uma publicação da Comissão de Mídias e da Coordenadoria de Apoio à Direção (CDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Presidente Epitácio.

Encontrou um erro? Reporte-nos pelo e-mail comunica.pep@ifsp.edu.br.

 

  

 

Acompanhe as Redes Sociais do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio

registrado em:
Fim do conteúdo da página