Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Chamada Pública > Últimas notícias > Apoie a horta de plantas medicinais e temperos do IFSP Câmpus Presidente Epitácio
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Apoie a horta de plantas medicinais e temperos do IFSP Câmpus Presidente Epitácio

Conheça o Projeto “Dos quintais de Presidente Epitácio: a cultura local e o cultivo de plantas medicinais”.

  • Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 13h41
  • Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 13h41
imagem sem descrição.

Em meio a pandemia, a nutricionista do Instituto Federal, Andresa Carvalho, refletiu sobre a desorientação da população com relação às formas de  se proteger do coronavírus. “O uso exagerado e muitas vezes nem recomendado de medicamentos empregados na tentativa de melhorar a imunidade ou prevenir agravos à saúde, podem piorar a situação. Sem que algumas pessoas se deem conta, ações mais simples e menos agressivas ao organismo podem ser usufruídas, como alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, higiene do sono, o consumo adequado de algumas plantas medicinais dentre outros”, comentou Andresa.

A partir desta reflexão e do seu sonho de aprofundar conhecimentos em fitoterapia, estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura de doenças, surgiu o projeto “Dos quintais de Presidente Epitácio: a cultura local e o cultivo de plantas medicinais”. Ele tem como objetivo tornar o câmpus referência para Presidente Epitácio no que diz respeito ao cultivo e multiplicação de plantas medicinais aromáticas, além de propagar o conhecimento sobre o poder curativo dessas plantas. Uma das ações desenvolvidas pelo projeto é o cultivo de uma horta, montada somente com ervas e plantas medicinais como Alecrim; Alfavaca; Alfazema; Arruda; Babosa; Boldo; Camomila; Carqueja; Capim cidreira; Cavalinha; Confrei; Erva cidreira; Erva-doce; Espinheira-santa; Funcho; Gengibre; Hortelã; Manjericão; Melissa; Mil-folhas; Sálvia; Orégano; Pimenta; Quebra pedra; Tomilho, entre outras.

Os servidores e a comunidade externa podem participar do Projeto “Dos quintais de Presidente Epitácio: a cultura local e o cultivo de plantas medicinais” doando mudas ou sementes de plantas medicinais que possuir em casa. Doações são recebidas de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, na Coordenadoria Sociopedagógica, bloco B, sala B112.

registrado em:
Fim do conteúdo da página