Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Chamada Pública > Últimas notícias > Boas-vindas e orientações - 1° Semestre de 2022
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Boas-vindas e orientações - 1° Semestre de 2022

Comunidade do IFSP recepciona veteranos e calouros, apresentando orientações de ambientação e de inscrição em programas de assistência estudantil.

  • Publicado: Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 09h04
  • Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2022, 20h10

Caro(a) estudante, seja bem-vindo(a) ao IFSP - câmpus Presidente Epitácio! Esperamos que tenham uma excelente jornada acadêmica.

 

Apresentamos, abaixo, orientações preliminares para ajudá-los na ambientação no IFSP. Nosso período letivo inicia-se em 07 de fevereiro! Esperamos que tenham uma excelente jornada acadêmica! 

 

1) GRUPO DE WHATSAPP DAS TURMAS

Os ingressantes serão convidados a participar dos Grupos de Whatsapp das turmas. O objetivo dos grupos é facilitar o envio de recados e orientações gerais entre alunos e servidores do IFSP. Também são enviadas instruções, manuais, dicas e lembretes. O número de whatsapp informado na matrícula será utilizado para a comunicação no grupo. Caso haja alteração, basta comunicar aos administradores do grupo.  Em caso de dúvidas, contacte a Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE) - Whatsapp (18) 3281-9580.



2)  MANUAL DO ESTUDANTE

O Câmpus Presidente Epitácio é composto por setores nos quais vocês estarão  interagindo com frequência ao longo do percurso formativo (ex: solicitação de documentos acadêmicos, empréstimo de livros, cadastro/acesso à softwares, atendimento pedagógico, entre outros). Neste sentido, apresenta-se abaixo o Manual do Estudante, com um breve resumo das atividades desenvolvidas pelos setores. LEIA COM ATENÇÃO O MANUAL, pois facilitará sua adaptação em um novo ambiente escolar. Aproveite para anotar os contatos (e-mail e Whatsapp, se for o caso) dos diferentes setores. Aproveite também para conhecer o Guia do Estudante do IFSP, disponibilizado pela reitoria.

 

 

 

3) PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA (PAP)

O programa de auxílio permanência é destinado prioritariamente aos estudantes em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivo viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes por meio da oferta de auxílios financeiros nas modalidades de alimentação, transporte, moradia, apoio didático-pedagógico (material), apoio a estudantes pais e mães (creche) e saúde.

O processo seletivo do programa ocorre semestralmente por meio de editais através das seguintes etapas: inscrição no suap (https://suap.ifsp.edu.br) com entrega de documentos comprobatórios e entrevistas.

Para conhecer melhor o programa de auxílio permanência, acesse a página: https://pep.ifsp.edu.br/index.php/sociopedagogica/politica-de-assistencia-estudantil.

 

4) PROGRAMA DE AÇÕES UNIVERSAIS - AUXÍLIO INSTALAÇÃO

O programa de ações universais - auxílio instalação tem como finalidade oportunizar igualdade de condições para acesso às atividades educacionais aos estudantes ingressantes que não participaram de projetos de inclusão digital em anos anteriores.

Para conhecer melhor o programa, acesse a página: https://pep.ifsp.edu.br/index.php/sociopedagogica/politica-de-assistencia-estudantil.

5) PROJETO ALUNOS CONECTADOS (possibilidade de solicitação de Chip para Acesso à Internet)

O projeto consiste na cessão de chip de telefonia celular para acesso à internet.

  • O chip tem pacote entre de até 20 GB por mês;
  • A cada 30 dias, no quinto dia de cada mês, a franquia é renovada automaticamente e os pacotes não são acumulativos;
  • Se o consumo ultrapassar os 20GB no mês, a velocidade da internet é reduzida até a próxima recarga;
  • O chip fornecido não possui franquia de voz ou SMS, sendo de uso exclusivo para dados/internet;
  • Os chips disponíveis para o nosso Câmpus são da operadora Claro. É importante verificar a cobertura desta operadora na sua região, antes de solicitar o chip.

Para conhecer melhor o projeto e solicitar o chip acesse a página do programa, disponível em:

https://pep.ifsp.edu.br/index.php/sociopedagogica/projeto-alunos-conectados.

 

6) ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Considerando que a alimentação adequada é um direito fundamental do ser humano, e ponderando a importância desta no processo de ensino-aprendizagem, o IFSP campus Presidente Epitácio, preza pelo fornecimento da merenda escolar fracionada em diferentes momentos do dia.

O objetivo é atender 70% das necessidades nutricionais durante os dias letivos, com oferta de 3 refeições (1 almoço e 2 lanches), para os estudantes do ensino médio integrado ao técnico (cursos de Informática e de Mecatrônica).

Constitui-se como responsabilidade do estudante sinalizar intenção de alimentar-se no campus até às 09h do dia corrente, através de sistema informatizado. Disponível em: “Cardápio do Restaurante”: http://pep2.ifsp.edu.br/sicaweb/home.

Medidas disciplinares poderão ser aplicadas em casos de eventuais descumprimentos às regras. Estas visam inibir o desperdício de alimentos e recursos financeiros.

O regulamento completo, deverá ser consultado pela comunidade escolar, através da Instrução Normativa nº PEP.001/2017, de 08 de agosto de 2017, disponível em: https://pep.ifsp.edu.br/index.php/sociopedagogica/alimentacao-escolar.



7)  HORÁRIO DAS AULAS 

O horário das aulas já está disponível no site, no menu “Aluno / Horário das Aulas”. Verifique e organize sua agenda:  https://pep.ifsp.edu.br/index.php/horario-das-aulas/2-uncategorised/2255-horario-das-aulas-2022-1-semestre 

 

8)  CALENDÁRIOS ACADÊMICOS 2022

Os calendários acadêmicos do ano de 2022 são disponibilizados no nosso site, no menu “Aluno / Calendário Escolar”. Acesse diretamente por meio deste link: https://pep.ifsp.edu.br/index.php/calendario-escolar. Ressalta-se que os Cursos Técnicos em Administração, em Eletrotécnica e em Edificações pertencem à modalidade “Concomitante/Subsequente”. Concomitante ao Ensino Médio quer dizer que o curso é destinado a pessoas que estão cursando o Ensino Médio no momento, e irão cursar, ao mesmo tempo, o Ensino Técnico no IFSP. Subsequente ao Ensino Médio quer dizer que o curso é destinado a pessoas que já concluíram o Ensino Médio (antigo colegial), podendo cursar o Ensino Técnico no IFSP. Já os cursos de Informática e de Mecatrônica pertencem à modalidade “Integrados” ao Ensino Médio.

 

9) ORIENTAÇÕES E CUIDADOS RELACIONADOS À COVID-19

O IFSP conta com um Protocolo de Biossegurança para as atividades presenciais, com diversas orientações e cuidados relacionados à pandemia. Assim que iniciarem as aulas, todos os alunos serão orientados!

 

Em breve, vocês conhecerão o corpo docente e demais servidores do IFSP, os quais participarão desta jornada junto com vocês! Em breve, também serão publicadas orientações sobre apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19, que será obrigatório a todas as pessoas para acesso ao câmpus!

 

Bons estudos!

Saudações!

Equipe do IFSP

 

 

Acompanhe as Redes Sociais do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio

registrado em:
Fim do conteúdo da página