Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Chamada Pública > Últimas notícias > IFSP sediará o VI Enneabi virtual de 25 a 27 de outubro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSP sediará o VI Enneabi virtual de 25 a 27 de outubro

Veja a programação do Encontro Nacional de Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e inscreva-se

  • Publicado: Domingo, 24 de Outubro de 2021, 07h00
  • Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 20h05

IFSP sediará, entre os dias 25 e 27 de outubro, a sexta edição do Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (Enneabi).  

O Encontro será transmitido pelo canal do IFSP no YouTube. Os links das transmissões estão disponíveis no final do texto, nos dias da programação.

O evento, que tem como tema “expressões de resistência nas lutas decoloniais”, busca reunir pesquisadores, educadores, estudantes e demais interessados na temática da educação para as relações étnico-raciais, alocados nos IFs e nas demais IES – Instituições de Ensino Superior do Brasil, em parceria com os participantes de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e grupos correlatos, para a troca de experiências, debates e vivências de momentos formativos e de popularização das ciências relacionadas à implementação das Leis n.10.639/03 e n. 11.645/08, oferecendo subsídios didáticos, teóricos e práticos que contribuam para a sua efetivação.  

Os participantes inscritos no Enneabi receberão certificado. As inscrições irão até o dia 25 de outubro. Inscreva-se e confira a programação completa no site do evento. 

O professor Adelino Oliveira do Câmpus Piracicaba foi um dos principais responsáveis por viabilizar que o IFSP sedie o VI Enneabi. Segundo ele, o evento é o mais importante encontro nacional dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas dos Institutos Federais. “É um encontro cheio de potência, com contundentes debates teóricos e muita troca de saberes e vivências culturais. O Enneabi é um lugar privilegiado de interlocução entre toda comunidade acadêmica, em uma fecunda e complexa dinâmica, na qual as pautas étnico-raciais e indígenas tomam a centralidade das relações", afirmou. 

Cristiane Santana, professora do Câmpus Guarulhos, faz parte da coordenação do evento e conta que a importância da sua realização pode ser duplamente identificada. “Por um lado, permite estabelecer um diálogo entre diferentes instituições da Rede Federal, configurando-se como espaço de fortalecimento de grupos como o NEABI, por outro, sobretudo pela mobilização de diferentes intelectuais para as palestras e atividades culturais, será um potente espaço formativo para toda comunidade do IFSP, no que se refere à educação das relações étnico-raciais", contou. 

O professor Huyrá Estevão do Câmpus Hortolândia conta que os membros do Neabi-IFSP estão honrados em estar à frente da organização do evento. “Primeiramente pelos desafios de mobilizar uma ação remota no presente cenário. E principalmente pela possibilidade de dialogar e trocar com diversos núcleos de toda a Rede Federal. Construir espaços coletivos de escuta e troca é certamente a principal forma de fortalecer as perspectivas de uma prática antirracista na instituição", pontuou. 

A bibliotecária Tatiane Salles do Câmpus São Paulo Pirituba lembrou que o evento é uma oportunidade para que os grupos e núcleos pensem e dialoguem sobre os mecanismos para a implantação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 no âmbito institucional, envolvendo a comunidade acadêmica como um todo na discussão. “Por isso a participação deste público torna-se imprescindível para a construção de novos conhecimentos e paradigmas acerca de cultura afro-brasileira e indígena na educação", finalizou. 

Confira a programação do evento

Dia 25

 

Horário Atividade Link de transmissão
19h00 Abertura do evento e boas vindas Assista aqui
19h10 Apresentação Cultural: Grupo Afoxé
20h00

Mesa temática

Troca de saberes: balanços e perspectivas na atuação de NEABI´s, NEABs e grupos correlatos

Tâmara Lúcia dos Santos Santana (IFAL) e Dagoberto José Fonseca (UNESP)

Dia 26

 

Horário

Atividade

Link de transmissão

9h30

Abertura

Assista aqui

 

9h40

Apresentação Cultural: Batuque de Umbigada Guaiá de Capivari

 

10h20

Mesa temática: Lutas políticas e proposição de ações afirmativas

Carolina Iara (Covereadora Bancada Feminista PSOL) e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (UFSCAR)
14h30

Grupos de trabalho - NEABIs, NEABs e grupos correlatos

 

GT 1: Racismo, território e ancestralidade

Descrição: Espaço para discussão sobre territorialidade, pertencimento e sobre as lutas pela existência física, cultural e simbólica dos povos originários, quilombolas e populações negras, urbanas e do campo, visando a construção de estratégias de enfrentamento, resistência e defesa do direito à vida, à terra e ao território.

GT 2: Educação Antirracista

Descrição: Este Grupo de Trabalho tem o intuito de se configurar como um espaço de troca e reflexões acerca das estratégias, caminhos e desafios que tem se colocado aos NEABs, NEABIs e grupos correlatos no sentido de implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Buscar-se-á pautar a discussão na identificação, exposição e discussão de práticas educacionais antirracistas.

GT 3: Interseccionalidade: raça, classe, gênero e pessoas com deficiências

Descrição: consiste em um momento/espaço de reflexão e troca de ideias sobre o racismo na sua inter-relação com outras formas de violência e opressão, como o sexismo, o elitismo classista, a homotransfobia, o capacitismo e o colonialismo.

GT:4: Políticas de ações afirmativas: balanço e perspetivas sobre as cotas raciais

Descrição: Consiste em um momento de reflexão sobre as políticas de ações afirmativas no âmbito das instituições de ensino, com olhar dedicado para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Avaliações, desafios e perspectivas futuras

GT 5: Impactos da pandemia de COVID-19 para as populações negra e indígena

Descrição: A derrubada de um veto que proteja as populações negras, indígenas e quilombolas e outros condenadas desta terra brasílis emerge a preocupação que nos é acompanha por toda nossa história recente desde a chegada do povo preto no Brasil. Quando setenta e cinco por cento das vacinas anticovid, produzidas pelo mundo, foram usadas pelos países ricos, e os países pobres recebem cerca de 0,5%, demonstra também a estúpida divisão não igualitária em nosso planeta. Neste sentido percebe-se que os impactos da pandemia são extremamente mais cruéis com as populações indígenas, quilombolas e demais segmentos pobres que cujo o único legado do Brasil é o abandono e a necropolítica como forma de exclusão social.

GT 6: Coletivos estudantis

Descrição: Espaço destinado para trocas entre estudantes em torno das potencialidades e dos desafios de mobilização nas instituições.

Assista aqui
16h00

Apresentação Cultural: OZ Guarani

 
17h00 Síntese dos grupos  

Dia 27

 

Horário Atividade Link de transmissão
9h30 Abertura Assista aqui
9h40 Apresentação Cultural: Baque de mulher
10h20

Refletindo sobre as ações afirmativas: bancas de identificação fenotípica nas universidades

Prof. Dr. Paulo Neves (UFABC)
11h30 Pelnária
registrado em:
Fim do conteúdo da página