Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Chamada Pública > Últimas notícias > Boletim PEP News: Sétima Edição
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Boletim PEP News: Sétima Edição

Boletim de Comunicação Interna direcionado aos(às) servidores(as) e colaboradores(as) do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio. Ano I, Edição n° 7. Presidente Epitácio, 29 de setembro de 2021.

  • Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 16h37
  • Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 19h46
imagem sem descrição.

1. Estrutura Organizacional

A partir de 01/09/2021, a estrutura organizacional do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio sofreu alterações. Para mais informações, acessar a página https://pep.ifsp.edu.br/index.php/estrutura-organizacional

 

2. Novos servidores

O câmpus deseja boas-vindas aos novos professores: Carlos Antônio Jacinto (Libras), Mario Eduardo de Barros Gomes e Nunes da Silva (Eletrotécnica), Nathan Damas Antonio (Agrimensura) e Edson Elias de Morais (Sociologia). O professor Valter Victor Cerqueira Moitinho (Matemática) deixou o câmpus. A vaga será reposta por meio do processo seletivo que está em andamento. 

 

3. Questionário aos alunos sobre o retorno às atividades de forma híbrida/presencial

No período de 10 a 15/09, foi aplicado um questionário aos estudantes para manifestação de opinião sobre o retorno às atividades de forma híbrida/presencial no câmpus Presidente Epitácio. As perguntas do questionário também foram direcionadas ao contexto da vacinação da comunidade acadêmica, bem como informações acerca de comorbidades e transporte para o câmpus. O questionário foi elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) para Planejamento do Retorno das Aulas de Forma Híbrida/Presencial (Portaria PEP 291/2021), coordenadores de curso e direção. Ele foi aplicado via Moodle aos estudantes de cada curso e turno. Os pais ou responsáveis foram convidados a responder junto com os alunos menores de idade. As respostas por curso e turno foram encaminhadas aos respectivos coordenadores para suporte ao planejamento de atividades de forma híbrida/presencial em momento oportuno. Apresenta-se, na sequência, uma análise geral, considerando os respondentes de todos os cursos. Cabe ressaltar que os estudantes também puderam manifestar-se por meio de comentários de texto, os quais foram encaminhados aos respectivos coordenadores de curso. Ao todo, 516 alunos responderam ao questionário.

 

 

4. Questionário aos servidores e estagiários remunerados do câmpus sobre o retorno às atividades de forma híbrida/presencial

Foi aplicado um questionário para manifestação da opinião dos servidores e estagiários remunerados acerca do retorno às atividades de forma híbrida/presencial. Colaboraram para a elaboração do questionário os membros do GT de Planejamento para o Retorno Híbrido/Presencial, além da direção do câmpus, coordenadores de curso e de setores. O questionário foi aplicado no período de 23 a 27/09 via Google Forms, e contou com a participação de 51 docentes, 32 técnico-administrativos e 2 estagiários. Apresenta-se, na sequência, uma análise geral, considerando todos os respondentes. Cabe ressaltar que os participantes também puderam manifestar-se por meio de comentários de texto, os quais serão apresentados às coordenadorias do câmpus para suporte ao planejamento de atividades de forma híbrida/presencial em momento oportuno.

 

 

5. Portaria de retorno às atividades presenciais para servidores

O IFSP publicou a PORTARIA Nº 4937/IFSP, DE 1 DE SETEMBRO DE 2021 que trata da retomada das atividades presenciais para os servidores. Mais informações estão disponíveis na publicação da reitoria, acessível em https://ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/2528-servidores-retomam-atividades-presenciais-em-1-de-outubro

 

6. Portaria de retorno às atividades acadêmicas presenciais

No dia 21 de setembro, o IFSP publicou a  Portaria n.º 5.227, de 21 de setembro de 2021, a qual orienta sobre o retorno às atividades acadêmicas presenciais. Mais informações estão disponíveis na publicação da respectiva notícia no site da reitoria, acessível em https://ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/2530-ifsp-orienta-sobre-retorno-de-atividades-presenciais-academicas. Cabe ressaltar que, para o câmpus PEP, diversas atividades de planejamento e preparação do câmpus (visando a atender o Protocolo de Biossegurança do IFSP e demais normativas vigentes) vêm sendo realizadas. De acordo com a Portaria 5227/2021, o retorno se dará em etapas com base em critérios pré-estabelecidos. A direção do câmpus PEP emitirá um comunicado em seu site oficial quando critérios para mudança de etapa forem atingidos.

 

7. Setembro Verde: mês oficial da inclusão social da pessoa com deficiência

Durante este mês de setembro, a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Epitácio realizou uma série de eventos para marcar o “Setembro Verde: mês oficial da inclusão social da pessoa com deficiência”, com a participação dos professores e gestores da rede de ensino municipal e público interessado no tema. Numa parceria com o IFSP-PEP, através do Curso de Licenciatura em Pedagogia, ocorreu no último dia 2, a live de abertura “Cultura Surda e Bilinguismo”, tendo como painelistas o Prof. Rafael Straiotto Mindin e o acadêmico de licenciatura em Pedagogia Marcos Leandro Palansi da Silva, com a tradução e interpretação em Libras da TILs. Adriana Picoli Guedes, todos do IFSP-PEP.

Ainda dentro desta parceria do Instituto Federal de Presidente Epitácio com a SMEE, no dia 23 de setembro, quinta-feira, das 17h20 às 19h, foi realizada a live de encerramento “Democracia, autonomia e inclusão: uma pauta cotidiana para a escola pública” tendo como palestrante a Profa. Dra. Marta Campos de Quadros, ligada ao curso de Licenciatura em Pedagogia do IFSP-PEP, com mediação da psicopedagoga Andrea Marcelino, da coordenação pedagógica da SMEE. A live foi transmitida pelo Canal do IFSP-PEP do YouTube e pode ser acessada pelo link: https://youtu.be/mJh14u_PwuY.

 

8. IFSP lança a Plataforma Integra, interface da Agência de Inovação do Instituto, a INOVA

No dia 02 de setembro de 2021, o IFSP lançou a Plataforma Integra, cujo escopo é sintetizar toda a expertise do Instituto numa única plataforma intuitiva, de franco acesso às comunidades brasileira e internacional. A Plataforma oferecerá informações sobre áreas de conhecimento e rol de servidores associados a elas, catálogo de laboratórios e serviços oferecidos, pesquisas e serviços na área de inovação.

Na referida plataforma já se encontram os currículos de todos os servidores que também já se encontram cadastrados na Plataforma Lattes. Atualizações dessas informações, cadastro de projetos em curso, dados de laboratórios sob a responsabilidade de docentes e ou técnicos e, ainda, serviços prestados, podem ser atualizados diretamente pelos servidores, por meio de acesso na plataforma, usando os mesmos dados do e-mail institucional. Mais informações podem ser obtidas por meio da matéria disponibilizada nesse link: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/111-ultimas-noticias-servidores/2441-portal-integra-servidores-ja-podem-acessar

 

9. Agência INOVA inicia atividades em Presidente Epitácio

O Diretor Geral do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Presidente Epitácio (IFSP PEP), indicou os professores Mara Luiza Gonçalves Freitas e Paulo Roberto Rosa, ambos da área de Gestão, para a função de Agente de Inovação (API) da Agência de Inovação (INOVA) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no câmpus. 

Uma das primeiras atividades já em curso pela equipe de API’s é a realização do inventário de infraestrutura, que comporá a Plataforma Integra. Nas próximas semanas a equipe aplicará uma pesquisa institucional, para identificação de docentes e técnicos interessados em prestação de serviços de consultoria, via fundações de apoio com as quais o IFSP mantém acordos de cooperação institucional.

Mais informações sobre a INOVA podem ser obtidas no endereço: https://inova.ifsp.edu.br/

 

10. Minuta sobre atividades docentes é submetida à consulta pública

A Comissão de Estudo de Atividade Docente (CEAD) do IFSP disponibilizou para consulta pública a minuta do documento que irá guiar a atividade docente na instituição. O documento está sendo construído para atender a Portaria nº 983/20 do MEC, que trata da regulamentação das atividades docentes no âmbito da Rede Federal de Educação. As contribuições podem ser enviadas à Direção Adjunta Educacional, por meio da planilha compartilhada de sugestões acessível aos docentes, até o dia 13/10. Mais informações podem ser acessadas na notícia, que contém orientações e vídeos disponibilizados pela CEAD. 

 

11. IFSP disponibiliza para consulta pública minuta sobre regência compartilhada

Considerando a reformulação dos cursos técnicos e superiores, foi disponibilizada para consulta pública a minuta da instrução normativa que trata dos procedimentos para a indicação do número de docentes por componente curricular na estrutura curricular (regência compartilhada). As colaborações devem ser enviadas de 13 de setembro a 11 de outubro, por meio de um formulário on-line. Mais informações podem ser obtidas na notícia publicada.

 

12. Equipe de Formação Continuada, Direção Geral e Comissão Local do PDI promovem webconferência 

No dia 22/09, das 12h às 14h, a Equipe de Formação Continuada, em parceria com a Direção do Câmpus e com a Comissão Local do PDI, promoveu a Webconferência "Apresentação e Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019/2023”, ministrada pelo Prof. João Domingos A. dos S. Pereira (Presidente da Comissão Local do PDI). A Direção Geral convocou os servidores para participarem da atividade, tendo em vista que tratou-se de um momento formativo para compreensão do PDI, bem como uma ocasião para discussão dos próximos passos que o Câmpus dará em consonância com os interesses da comunidade local e com as diretrizes institucionais. O link para participação foi encaminhado por e-mail. A conferência também foi transmitida pelo Youtube

 

13. Licença da  Prof. Elaine Carneiro

A Professora Elaine Sant’ana Carneiro estará de licença no período de 08/09/2021 a 06/11/2021.

 

14. Professores dos cursos superiores do IFSP realizam bate-papo com os estudantes da E.E. Antônio de Carvalho Leitão

No dia 21/09, professores dos cursos superiores do IFSP-PEP participaram de um bate-papo com estudantes do Ensino Médio vinculados à Escola Estadual Antônio de Carvalho Leitão. A atividade foi coordenada por docentes daquela unidade escolar e faz parte de um conjunto de ações do projeto “Prepara ENEM Leitão”, que tem como objetivo articular estratégias que auxiliem os estudantes do Ensino Médio na preparação para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Durante a conversa, os professores do IFSP-PEP abordaram desde as formas de organização dos cursos superiores, esclarecendo sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão em andamento, até as ações vinculadas às políticas de assistência estudantil em torno da garantia de apoio à permanência dos estudantes na instituição.

Colaboração: Profa. Fernanda Cristina Souza

 

15. IV Semana da Educação: conferência e palestras disponíveis no Canal do YouTube IFSP-PEP

A IV Semana da Educação e III Seminário de Estágio realizados pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia foi realizada de 8 a 11 de setembro, tendo como tema “Educação como prática de liberdade: por uma pedagogia da resistência”. O evento homenageou os 100 anos do educador Paulo Freire, ocorrido no dia 19 de setembro. 

Compuseram a programação a conferência de abertura “Paulo Freire e a Formação de Professores”(https://youtu.be/kpOK60mi3cs)  e as palestras  “Os ataques à Pedagogia no contexto das reformas educacionais no século XXI (https://youtu.be/FcKLeivnVes), Estágio Supervisionado nas Licenciaturas: a formação docente entre o praticismo e a práxis (https://youtu.be/Xxdkeufh94M) e "As contribuições de Paulo Freire para uma educação das relações étnico-raciais" (https://youtu.be/m7zXrt0_DH0) que foram transmitidas pelo YouTube oficial do IFSP-PEP e permanecerão acessíveis para estudantes, servidores e professores, além da comunidade externa ao IFSP, no canal conforme os links acima. Outras informações sobre a programação podem ser obtidas no site do evento: http://pep2.ifsp.edu.br/sed/.

 

16. Reordenamento dos IFs

No dia 10 de setembro, foi realizada uma reunião com os servidores acerca da proposta de reordenamento dos IFs (mais informações em: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/2508-nota-da-reitoria-do-ifsp-sobre-proposta-do-mec-de-reordenamento-da-rede-federal). Todos os servidores foram convidados para participar da reunião virtual, realizada via Google Meet

Um questionário foi aplicado no Câmpus para manifestação de opinião dos servidores e alunos acerca da proposta. As respostas por segmento são apresentadas na sequência. Os respondentes também puderam adicionar comentários sobre a proposta, os quais foram recebidos pela direção do Câmpus e encaminhados para o gabinete da reitoria. Ao todo, 129 pessoas participaram do questionário.

 

17. Projeto AFROIF: Currículo Pensamento Decolonial e Formação Docente 

O “Projeto AFROIF — currículo, pensamento decolonial e formação docente” é um dos 15 entre os 605 submetidos em todo o Brasil, aprovados pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), cujas ações visam  ao atendimento das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que alteraram a Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) para incluir a obrigatoriedade das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, respectivamente, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Nesta perspectiva, no âmbito do projeto, iniciou-se o Espaço AfroIF - Formação Continuada para o ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena e a intersecção com a temática de gênero. O objetivo da formação é possibilitar um espaço de trocas de experiências e escuta para a promoção de uma educação antirracista para serivores(as) do IFSP. 

Para saber mais sobre o projeto acesse: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/2497-afroif-webinar-apresenta-diagnostico-sobre-praticas-pedagogicas-antirracistas-no-ifsp

A webinar de apresentação dos dados do diagnóstico realizado pelo projeto AFROIF, sobre práticas pedagógicas docente do IFSP no que tange à temática da educação antirracista, pode ser acessada em: https://www.youtube.com/watch?v=fwLHM59TslI 

 

18. Edital de Seleção de Projetos de Extensão 

A Coordenadoria de Extensão recebe até 22 de outubro, por meio do Edital PEP nº 38/2021, PROJETOS DE EXTENSÃO para execução a partir de março de 2022. Serão contemplados até 10 projetos de extensão, com bolsas para discentes por até dez meses (março a dezembro de 2022). Todos os servidores podem participar.
Os projetos devem prever no mínimo três ações de extensão articuladas aos temas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, e trabalho. Saiba mais acessando o Edital PEP38/2021.

 

19. Andamento das obras do Câmpus

Finaliza-se esta edição do PEP News com mais algumas fotos do andamento das obras do Câmpus.

 

Expediente:

Para divulgação no Boletim Informativo PEP News entre em contato pelo endereço: comunica.pep@ifsp.edu.br ou envie sua sugestão de pauta por meio do formulário disponível neste link. O Boletim Informativo "PEP News" é uma publicação da Comissão de Mídias e da Coordenadoria de Apoio à Direção (CDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Presidente Epitácio.

Encontrou um erro? Reporte-nos pelo e-mail comunica.pep@ifsp.edu.br.


Acompanhe as Redes Sociais do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página