Alunos do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio participam de Visita Técnica Virtual ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM – SIRIUS) dia 01/06/2021

Estudantes dos cursos de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio participaram dia 01/06/2021 do Programa Piloto de Visitas Técnicas CNPEM.

• Publicado: Quarta, 16 de Junho de 2021, 15h46
  • Última atualização em Quarta, 16 de Junho de 2021, 15h46

No dia 01/06/2021 a partir das 10h, os alunos dos cursos de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Técnico Concomitante/Subsequente em Eletrotécnica e Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio conheceram o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, especificamente o Projeto SIRIUS. O Sirius é uma estrutura aberta à disposição da comunidade científica brasileira e internacional,

Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País. Este equipamento de grande porte usa aceleradores de partículas para produzir um tipo especial de luz, chamada, luz síncrotron. Essa luz é utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Sirius permitirá que centenas de pesquisas acadêmicas e industriais sejam realizadas anualmente.

O tour virtual foi conduzido por um guia ao vivo, que apresentou as instalações do Sirius, suas características, potencialidades e infraestrutura. Respondeu às perguntas dos discentes, ilustrando as possibilidades de pesquisas e conhecimentos que podem ser desenvolvidos com a infraestrutura do local.

A visita técnica fez parte da programação da IV Semana da Engenharia Elétrica de Presidente Epitácio (SEEPEP)”, realizada entre os dias 31 de maio e 2 de junho de 2021. A semana contou com um ciclo de palestras, minicursos e visitas técnicas virtuais sendo voltada para estudantes do curso de Engenharia Elétrica, comunidade do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio e comunidade externa com interesse pela temática, proporcionando a integração entre o meio científico e a sociedade. Mais informações sobre o evento estão presentes no site do institucional do IFSP pelo link: http://pep2.ifsp.edu.br/seepep.