Página inicial > Chamada Pública > Últimas notícias > Alunos do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio participam de Visita Técnica Virtual na Usina Hidroelétrica de Itaipu no dia 02/06/2021

• Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 15h03
  • Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 17h57
imagem sem descrição.

Estudantes dos cursos de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio participaram em 02/06/2021 de um evento inédito oferecido pela Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional.

No dia 02/06/2021 a partir das 9h, os alunos dos cursos de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Técnico Concomitante/subsequente em Eletrotécnica e Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio participaram de uma visita técnica na Usina Hidroelétrica de Itaipu Binacional na modalidade virtual. Esse tour virtual é um evento inédito lançado pelo Complexo turístico Itaipu (CTI) em decorrência da necessidade de atender à demanda das instituições de ensino.

Em decorrência da pandemia da covid-19, a Visita Institucional de Itaipu está momentaneamente cancelada, sendo o acesso à área industrial da usina exclusiva para profissionais que trabalham no local. Nessa modalidade virtual, as instituições de ensino podem agendar visitas técnicas para turmas de até 50 alunos, sendo possível ter uma aula geral sobre Itaipu em todos os seus aspectos.

O tour virtual foi conduzido por um guia ao vivo, apresentando um roteiro muito similar ao de uma visita presencial às instalações da usina. Começa pelo Centro de Recepção de Visitantes da Margem Esquerda, passa pela Barreira de Controle, Parque da Piracema, os Mirantes Central e do Vertedouro, cota 144, interior da barragem, topo da barragem, entre outros pontos essenciais para visualizar o gigantismo da obra e como se dá a geração hidrelétrica.

Durante a visitação, os participantes se deparam com imagens gravadas por câmeras 360°, coordenadas pelo guia de Itaipu. O guia dá explicações sobre as características e funcionalidade de cada estrutura, além de outras curiosidades sobre a história da usina. O tour é interativo e nele, os alunos podem fazer perguntas e esclarecer dúvidas ao vivo.

A visita técnica fez parte da programação da IV Semana da Engenharia Elétrica de Presidente Epitácio (SEEPEP)”, realizada entre os dias 31 de maio e 2 de junho de 2021. A semana contou com um ciclo de palestras, minicursos e visitas técnicas virtuais sendo voltada para estudantes do curso de Engenharia Elétrica, comunidade do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio e comunidade externa que tenha interesse pela temática, proporcionando a integração entre o meio científico e a sociedade. Mais informações sobre o evento estão presentes no site do institucional do IFSP pelo link: http://pep2.ifsp.edu.br/seepep.