Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Chamada Pública > Últimas notícias > Boletim PEP News: Terceira Edição
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Boletim PEP News: Terceira Edição

Boletim de Comunicação Interna direcionado aos(às) servidores(as) e colaboradores(as) do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio. Ano I, Edição n° 3. Presidente Epitácio, 02 de junho de 2021.

  • Publicado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 11h55
  • Última atualização em Terça, 20 de Julho de 2021, 18h09
imagem sem descrição.

1. Posse do Professor Davi Carnieto

No dia 28 de maio, tomou posse em Presidente Epitácio o professor Davi Carnieto. A vaga surgiu em decorrência da redistribuição por permuta da professora Camila Dias de Jesus, conforme Portaria n. 219, de 7 de maio de 2021, publicada no Diário Oficial da União em 11 de maio de 2021, seção 2, página 18.

 

2. Inscrições abertas para o Processo Seletivo

Estão abertas de 21/05 a 29/06 as inscrições para o Processo Seletivo do segundo semestre de 2021. São oferecidas 40 vagas para Técnico em Administração, no período noturno, e 80 vagas para Técnico em Edificações, sendo 40 para o período vespertino (tarde) e 40 para o período noturno. Poderão se inscrever pessoas que estão cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em qualquer instituição ou que já o concluíram. A seleção dos candidatos(as) será realizada por meio da análise do Histórico Escolar (sem provas). Mais informações podem ser acessadas no Edital 217/2021. 

 

3. VI Semana da Diversidade

A VI Semana da Diversidade, prevista no calendário acadêmico 2021, será realizada de 14 a 19 de junho. O evento é uma importante ação para a construção do conhecimento na perspectiva dos Direitos Humanos, da Inclusão e da Educação para as Relações Étnico-raciais, em consonância com as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que instituíram a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, bem como com a lei 13.146/2015, que estabeleceu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Dessa forma, a Semana da Diversidade se insere no campo da formação integral, cidadã, voltada para a valorização da vida e garantia dos direitos, seja na esfera pessoal, coletiva ou no mundo do trabalho.

O evento é destinado a estudantes, servidores(as) da instituição e comunidade externa. Serão realizadas palestras, mesas redondas, cinedebate, entre outras atividades, relacionadas às temáticas de Inclusão, Acessibilidade, Educação para as relações Étnico-raciais e Direitos Humanos, buscando a construção de conhecimentos e  de ações de garantia de direitos e de combate ao Racismo, LGBTQIfobia e todos os tipos de preconceitos e violências.

A organização está sendo realizada por servidores(as) membros(as) do NEABI, do NAPNE e servidores(as) e estudantes membros(as) do Comitê Lélia Gonzalez. Conta também com o apoio da Coordenadoria de Extensão, da Coordenadoria de Pesquisa e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação. Além disso, foi realizada uma chamada para estudantes interessados em compor a equipe de organização do evento e, como resultado, haverá alunos(as) colaboradores(as) voluntários(as) de diferentes cursos da instituição.

A programação da VI Semana da Diversidade será divulgada em breve no site institucional e nas redes sociais do IFSP/PEP.

 

4. IV Semana de Engenharia Elétrica

O evento “IV Semana de Engenharia Elétrica  de Presidente Epitácio (SEEPEP)”, na modalidade virtual, está sendo realizado entre os dias 31 de maio e 2 de junho de 2021 e conta com um ciclo de palestras, minicursos e visitas técnicas virtuais. As atividades, voltadas para estudantes do curso de Engenharia Elétrica, comunidade do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio e comunidade externa com interesse pela temática, proporcionam a integração entre o meio científico e a sociedade.
Durante a programação, vários temas envolvendo Engenharia Elétrica são abordados por convidados (palestrantes) de outras instituições de ensino bem como de empresas da área de tecnologia.

O evento já contou com atividades nas áreas de robótica, produção de cabos e fios elétricos, agricultura digital, rede 5G, modelagem de sistemas elétricos e proteção em redes de distribuição. Foram realizadas também uma visita técnica virtual ao acelerador de partículas Sirius bem como uma competição de conhecimento entre os alunos(as) utilizando o gartic.io.

Para o último dia do evento está prevista uma visita técnica virtual à usina de Itaipu, minicurso sobre máquinas elétricas e acionamento, bem como palestra sobre soft-skills. Ocorrerá também uma competição de conhecimento entre os alunos(as) utilizando a plataforma Kahoot. Para mais informações, acesse: pep2.ifsp.edu.br/seepep

 

5. II Semana Epitaciana de Computação - IFSP - PEP

Entre os dias 24 e 28 de maio de 2021 foi realizada a II Semana Epitaciana de Computação (SEC). Trata-se de um evento voltado para toda a comunidade de Presidente Epitácio e região, cujo principal objetivo é a disseminação de conhecimentos da área de computação. Foram realizadas, de forma online, 20 palestras e uma mesa redonda com egressos do curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), que relataram suas experiências vividas durante o curso, bem como na vida profissional. Mais do que uma semana de atividades sobre a área de Ciência da Computação, a II SEC 2021 foi uma experiência com as melhores tecnologias empregadas atualmente no mercado de trabalho e na área científica.

As palestras foram ministradas por profissionais do Brasil e do Exterior. Foram abordados diversos temas: Inteligência Artificial, Data Warehouse, Data lake, Business Intelligence, Vida na Europa, Pensamento Computacional, Mulheres na Computação, Mercado de Games, Blockchain, Marketing Pessoal, Serviços em Nuvem, Realidade Misturada, Bioinformática e Python.

Desta forma, o IFSP se consolida como polo disseminador de conhecimento na cidade de Presidente Epitácio e região e fortalece a área de computação para que seja reconhecida como um importante campo de atuação dos(as) estudantes egressos(as) da instituição. Para mais informações, acesse: pep2.ifsp.edu.br/sec.

 

6. Membros para Comissões Organizadoras - MCT e SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a Mostra Científica, Cultural e Tecnológica (MCT) acontecerão de 19 a 23 de outubro no Câmpus, conforme prevê o calendário acadêmico. Serão criadas duas comissões independentes para organizar os dois eventos. Os interessados em compor tais comissões devem preencher o formulário até 04/06 (próxima sexta-feira).

 

7. Comissão de Estruturação da Política de Comunicação do IFSP

Na última sexta-feira, 28 de maio, ocorreu a primeira reunião da Comissão de Estruturação da Política de Comunicação do IFSP, que recentemente passou a ser integrada por servidores representantes dos diferentes Câmpus, além dos profissionais de comunicação ligados à Reitoria. A Comissão tem como objetivo a organização do processo de revisão, o aprimoramento e atualização da política de comunicação do Instituto a partir do que está contido no PDI 2019/2023 e com base em diferentes documentos que atualmente regulam a comunicação institucional no âmbito federal.

Durante a primeira fase do trabalho da Comissão de Estruturação da Política de Comunicação do IFSP será realizado um levantamento das políticas de comunicação, já formuladas por outras instituições de ensino da rede federal, bem como um diagnóstico das ações e necessidades comunicacionais dos diferentes Câmpus do IFSP. As reuniões da Comissão, nesta primeira etapa do trabalho, serão mensais e, ao final das atividades, deverá ser elaborado um Plano de Comunicação que orientará o gerenciamento, organização e promoção de comunicação institucional, de forma planejada e integrada às diretrizes, objetivos e missão do IFSP.

O IFSP-PEP está representado na Comissão pela professora do curso de Licenciatura em Pedagogia Marta Campos de Quadros, integrante da Comissão de Mídias e profissional da área da Comunicação Social. Ela compõe a equipe de diagnóstico e fará o levantamento das necessidades e ações desenvolvidas em nosso Câmpus

 

8. Link de backup no Câmpus

Foi realizada para o Câmpus Presidente Epitácio a contratação de um link adicional de internet, que entrou em operação no dia 28 de maio. Com essa contratação, espera-se aumentar a disponibilidade de serviços, tais como a VPN e o Moodle, uma vez que o único link até então disponível (proveniente da RNP) vinha apresentando instabilidades.

Houve mudanças na configuração do serviço de VPN para garantir a disponibilidade de conexão por ambos os links. Já está disponível um tutorial atualizado de acesso à VPN.

Também foi viabilizada junto à Reitoria uma configuração que permite que o Moodle se mantenha em funcionamento por quaisquer dos links disponíveis (com chaveamento automático em caso de interrupção do funcionamento em um deles).

A disponibilidade dos serviços pode ser acompanhada em tempo real por meio deste link. Em caso de dúvidas, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) pode ser consultada.

Por fim, estão sendo realizados trâmites visando à manutenção do no-break (aquisição de baterias), o que garantirá a continuidade ao funcionamento dos servidores em caso de oscilações na rede elétrica.

 

9. Cadastro no Programa Jovem Aprendiz

A Pró-Reitoria de Extensão (PRX), por meio da Diretoria de Articulação e Integração (DAI-PRX), iniciou o cadastro do IFSP junto ao Ministério da Economia para oferta do Programa Jovem Aprendiz. Serão 4 fases: 

  1. Cadastro da Instituição (DAI-PRX) – autorizado; 
  2. Cadastro dos Câmpus (DAI-PRX) – em andamento; 
  3. Cadastro dos cursos (DAI-PRX e Câmpus); 
  4. Cadastro das vagas e parceria com empresas (DAI-PRX e Câmpus). 

Após o cadastramento dos Câmpus, serão realizadas reuniões para tratar dos próximos passos.

 

Expediente:

Para divulgação no Boletim Informativo PEP News entre em contato pelo endereço: comunica.pep@ifsp.edu.br ou envie sua sugestão de pauta por meio do formulário disponível neste link. O Boletim Informativo "PEP News" é uma publicação da Comissão de Mídias e da Coordenadoria de Apoio à Direção (CDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Presidente Epitácio.

Encontrou um erro? Reporte-nos pelo e-mail comunica.pep@ifsp.edu.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página