Estudantes de Design Criam Maquetes Cinematográficas e Aprimoram Habilidades Técnicas e Criativas
Alunos de Design de Interiores criam maquetes inspiradas no cinema, unindo técnica, criatividade e cenografia para aprofundar conhecimentos em proporção, escala e design espacial.
Estudantes de Design de Interiores criam maquetes inspiradas no cinema e aprofundam conhecimentos técnicos e criativos.
Os alunos do 2º módulo do curso Técnico em Design de Interiores realizaram maquetes detalhadas de edificações, aliando técnica, criatividade e cultura cinematográfica. A atividade, orientada pela professora Fabrícia Mitiko Ikuta, que também coordena o curso, teve como objetivo aprofundar o entendimento dos estudantes sobre proporção, escala e organização espacial.
A prática pedagógica consistiu na transposição de projetos bidimensionais para representações tridimensionais, permitindo aos alunos visualizar ambientes com mais clareza e interpretar plantas, cortes e fachadas. “Trabalhar com maquetes desafia os estudantes a pensar de forma integrada. Eles precisam considerar não apenas a estética, mas também a funcionalidade do espaço e até mesmo o realismo dos elementos representados", destacou a professora Fabrícia.
Com o tema “cinema”, os estudantes foram incentivados a recriar ambientes de filmes e séries marcantes. A proposta despertou o interesse dos alunos, que exploraram paletas de cores, texturas, iluminação e composições visuais distintas, transitando entre estilos neoclássico, vintage, realista e até fantasioso.
A interligação entre arte, design e cultura foi um dos aspectos relevantes do trabalho, permitindo que os alunos compreendessem o papel da cenografia na narrativa visual e desenvolvessem maquetes com forte apelo estético e simbólico. “Fazer uma maquete inspirada no cenário de um filme foi uma experiência incrível. Eu pude ver como o design de um ambiente ajuda a contar a história, percebi como cada detalhe importa! Aprendi sobre proporção, escala, representação em 3D e principalmente a trabalhar em equipe. Tudo foi feito com muito carinho, criatividade e troca de ideias e aprendizados”, relatou a aluna Maikésia Acásia.
Mais do que uma atividade manual, a iniciativa também ampliou a compreensão dos estudantes sobre o design cenográfico, revelando como os espaços são construídos para transmitir sensações e envolver o público. O entusiasmo da turma foi elemento de destaque durante todo o processo, refletindo o impacto positivo da atividade em sua formação acadêmica e profissional.
Redes Sociais