Página inicial > Letras > Aula 4 do curso de extensão “Letramento literário na formação docente” aconteceu em 20 de junho

• Publicado: Terça, 25 de Junho de 2024, 07h31
  • Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2024, 07h31
imagem sem descrição.

No último 20 de junho, das 8h às 17h, aconteceu no IFSP PEP a quarta  aula do curso de extensão "Letramento literário na formação docente". O curso é uma ação do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política, Educação e Sociedade (Geppes), liderado pelas professoras Dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa e Dra. Tamara de Lima. A ação extensionista compõe a pesquisa “Formação Continuada de professores da Sala de Leitura: práticas de letramento literário na escola”, financiada pelo CNPq e coordenada pela professora Gislene.

O tema do dia foi "A Sequência Básica: diálogos com o conto e o romance". Foram realizadas duas Oficinas Literárias com textos das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: na parte da manhã o conto Na tal noite, do autor moçambicano Mia Couto, e, na parte da tarde, o conto Estória da galinha e do ovo, do autor angolano Luandino Vieira. No encontro, os cursistas aprenderam as quatro etapas da Sequência Básica, segundo propõe Rildo Cosson em seu livro Letramento Literário: Teoria e Prática  e também sobre a importância da análise das categorias narrativas no estudo de contos e romances.

Maria Alzira de Souza Santos, doutora em Estudos Comparados de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, e Cleomar Pinheiro Sotta, doutor em Literatura e Vida Social, conduziram as ações junto com as alunas Natali Santos Braga Andrade e Dandara Emannuely Silva, do curso de Letras do Instituto Federal -PEP.

De acordo com os cursistas, a aula promoveu contato com as literaturas africanas e a discussão das categorias narrativas chamou atenção para o caráter de construção estética do texto literário.

No próximo encontro, em agosto, os participantes do curso aprenderão sobre a sequência expandida, estratégia de letramento também proposta por Cosson.

A aluna  Dandara  e a professora Maria Alzira na motivação e introdução dos contos

O professor Cleomar explicando sobre as categorias narrativas

A aluna Natali apresentou as etapas da Sequência Básica e os cursistas produziram textos na Interpretação

“Na tal noite” e “Estória da galinha e do ovo” foram os contos lidos nas Oficinas