Aluna do curso de Letras recebe indicação ao Prêmio do CNPq
Natali Santos Braga Andrade, do sexto termo do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês do IFSP- PEP, recebeu indicação ao 22º PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA do CNPq.

Natali Santos Braga Andrade é estudante do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Presidente Epitácio e elaborou o Projeto intitulado Literatura juvenil à luz do bildungsroman: uma análise de A hora do amor, de Álvaro Cardoso Gomes sob a orientação dos professores doutores Cleomar Pinheiro Sotta (Coordenador e Professor no curso até 2023 no IFSP -PEP, atualmente Professor na UNESP) e Maria Alzira de Souza Santos, atual Coordenadora do curso. O projeto foi financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica -PIBIC – CNPq e foi selecionado para concorrer ao 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq. O prêmio foi criado em 2003 para reforçar as ações e premiar os bolsistas de Iniciação Científica dos programas institucionais com o objetivo de premiar os trabalhos de destaque, considerando os aspectos de relevância e de qualidade de seu relatório final de pesquisa.
A estudante empreendeu, em primeiro lugar, uma revisão bibliográfica minuciosa a respeito do conceito de bildungsroman (romance de formação), tipo de romance que acompanha o desenvolvimento de uma personagem da infância ou adolescência até a idade adulta. Em seguida, realizou uma análise da obra A hora do amor (2001), de Álvaro Cardoso Gomes, destacando episódios em diferentes instâncias (casa, família, escola, amigos, paixão) que provocam o amadurecimento do protagonista Beto, o que permite classificar a narrativa como um romance de formação.
Os resultados da pesquisa foram organizados e exibidos no relatório final com uma redação argumentativa científica clara e consistente. Além disso, houve divulgação das conclusões parciais e finais em eventos científicos: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Mostra Científica, Cultural e Tecnológica (edições 2023 e 2024) e 15º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (Conict), publicação de resumos expandidos e submissão de um artigo a um periódico, Revista Leitura (ainda em fase de avaliação). A indicação da licencianda ao prêmio ressalta a importância da participação de alunos nos projetos de iniciação científica, os saberes literários da estudante no âmbito da pesquisa foram ampliados, especialmente sobre os estudos de teoria da literatura, análise e crítica literária, contribuindo significativamente para a sua formação acadêmica.
O prêmio consta de uma quantia, em dinheiro, no valor de R$ 10 mil e uma bolsa de mestrado ou de doutorado no país, com prazo limite de início de utilização de 24 meses, a partir da cerimônia de entrega da premiação. Todos os bolsistas, de qualquer categoria, receberão ainda, como parte de sua premiação, passagens aéreas e hospedagem, para permitir que eles recebam a premiação, na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC.
O resultado dos trabalhos premiados ocorrerá até junho de 2025, mas os orientadores, demais professores e alunos do curso de Letras já parabenizam a aluna pela indicação e pela dedicação à pesquisa e ao curso. A estudante faz parte do grupo de pesquisa GEPPES - IFSP: Política, educação e sociedade e também tem participação ativa em eventos científicos e projetos de extensão, o que revela engajamento com ensino, pesquisa e extensão, pilares fundamentais para um licenciando em formação.
A aluna Natali com o professor Cleomar e com a professora Maria Alzira em apresentações do trabalho na Mostra Científica, Cultural e Tecnológica (edições 2023 e 2024)
Redes Sociais