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I Jornada do GEPPES promoveu encontros sobre literatura e ensino

Evento promoveu integração entre escola básica e ensino superior em torno do letramento literário

  • Publicado: Terça, 11 de Novembro de 2025, 10h18
  • Última atualização em Terça, 11 de Novembro de 2025, 10h21
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Entre os dias 3 e 7 de novembro de 2025, o IFSP – Campus Presidente Epitácio realizou a I Jornada do GEPPES – Letramento literário: saberes e práticas, evento que marcou a consolidação das ações do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (GEPPES), coordenado pelas professoras Dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa e Dra. Tamara de Lima.

Fomentada pelo CNPq, a Jornada teve como objetivo divulgar os resultados da pesquisa “Formação continuada de professores da Sala de Leitura: estratégias e práticas de letramento literário na escola”, desenvolvida desde 2023 pelo grupo, e estimular o diálogo entre a universidade, as escolas e a comunidade local sobre o papel da leitura e da literatura na formação docente e cidadã.

A solenidade de abertura ocorreu na segunda-feira, 3 de novembro, no auditório do SESI de Presidente Epitácio, com a presença de autoridades locais e regionais. Após as boas-vindas e o Hino Nacional, os participantes assistiram à apresentação coreográfica As Lavadeiras, criada por Natal Bispo e dançada por estudantes e artistas locais.

Convidados reunidos na mesa de honra


Em seguida, a professora Dra. Vania Kelen Belão Vagula ministrou a palestra A leitura literária e os espaços de mediação na escola, que discutiu práticas pedagógicas de incentivo à leitura e o papel da literatura como experiência estética e formativa.

A professora Dra. Vania Kelen Belão Vagula, com a palestra: A leitura literária e os espaços de mediação na escola

 

Na terça-feira, 4 de novembro, o público acompanhou a mesa-redonda Práticas de ensino de literatura na educação básica, mediada pela Dra. Maria Alzira de Souza Santos. As falas de Elisabeth Campos de Oliveira Carvalho e Fernando Marcelo Olmo destacaram experiências exitosas em escolas públicas, como o fortalecimento de comunidades leitoras e a criação de coletâneas literárias com textos de estudantes, que ampliam o sentido social da escrita e da leitura.

Momento da mesa redonda mediada pela Dra. Maria Alzira de Souza Santos

 

A noite contou ainda com uma apresentação teatral baseada em O Auto da Compadecida, interpretada por atores locais e dirigida por Fernanda Porcel.

Integrantes do grupo de teatro reunidos

 

A quarta-feira, 5 de novembro, foi marcada por um dos momentos mais simbólicos do evento: a palestra O letramento literário na formação continuada dos professores das Salas de Leitura, ministrada pelas Dras. Gislene Aparecida da Silva Barbosa e Tamara de Lima, que culminou com o lançamento do livro “Práticas de letramento literário: uma ação formativa com professores de sala de leitura” (Editora CRV, 2025) – uma obra que reúne capítulos escritos pelos membros do Geppes e traz resultados da pesquisa realizada pelo grupo.

Membros do Geppes reunidos com o livro produzido pelo grupo

 

A noite também reuniu uma apresentação musical de Romualdo Susuki, intitulada Moro na beira do rio, e a exposição de arte “As belezas epitacianas”, do artista Josinaldo Ferreira Barbosa, reforçando o vínculo entre literatura, arte e comunidade local.

Exposição de arte “As belezas epitacianas”, do artista Josinaldo Ferreira Barbosa

 


Apresentação musical de Romualdo Susuki, intitulada Moro na beira do rio

 

Na quinta-feira, 6 de novembro, o escritor e pesquisador Ricardo Azevedo apresentou a palestra Duas palavras sobre ficção, sociedade, escola e utopia. Em um diálogo inspirador, Azevedo refletiu sobre o poder humanizador da literatura e sua ligação com o sonho de transformar o mundo, provocando educadores e alunos a repensarem o lugar da leitura na vida cotidiana e na escola.

Momento da palestra: Duas palavras sobre ficção, sociedade, escola e utopia, apresentada por Ricardo Azevedo

 

A abertura da noite contou com a voz da jovem cantora Hadassa Barbosa, que emocionou o público com interpretações poéticas e canções autorais.

Apresentação musical da cantora Hadassa Barbosa

 

O último dia da Jornada, realizado no IFSP – Campus Presidente Epitácio, reuniu sete oficinas formativas que abordaram diferentes dimensões do letramento literário. As atividades foram ministradas por educadores e pesquisadores convidados, entre eles Juliane Francischeti Martins, Valéria Santos, Heloiza de Souza Moreno, Diego Durães Ferreira, Regiane Caldeira, Ana Paula Carneiro e Marli Oliveira Geraldo.

Os participantes puderam vivenciar práticas de mediação de leitura, contação de histórias, criação de livros artesanais, multiletramentos e leitura compartilhada, encerrando o evento com trocas ricas, emocionantes e criativas.

Oficina: Criação de livro literário artesanal, com Diego Durães Ferreira

 


Oficina: Temas delicados na literatura infantil: a morte como possibilidade de letramento literário, com Juliane Francischeti Martins

 


Oficina: Trilhas e caminhos para o letramento literário, com Heloiza de Souza Moreno

 


Oficina: Trilhas e caminhos para o letramento literário, com Heloiza de Souza Moreno

 


Oficina: Leitura literária e multiletramentos, com Regiane Cavalcanti Caldeira Rocha

 


Oficina: Quem conta um conto, aumenta um ponto: as artimanhas da narrativa, com Ana Paula Carneiro

 


Oficina: Ateliê da palavra: narração de histórias para as infâncias, com Valéria Santos

 


Oficina: Leitura: saberes, vivências e práticas, com Marli Oliveira Geraldo

O fechamento da Jornada destacou a importância do diálogo entre escola e universidade e agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso do evento — palestrantes, oficineiros, monitores, estudantes, gestores e a Prefeitura de Presidente Epitácio, que disponibilizou transporte aos participantes durante toda a semana. 

Um marco na formação docente e na cultura local. Com mais de cinco dias de programação intensa, a I Jornada do GEPPES reafirmou o compromisso do IFSP com a formação docente, a pesquisa e a promoção da leitura literária como prática emancipadora. 

Mais do que um evento científico, a Jornada se configurou como um espaço de encontro entre arte, educação e comunidade, celebrando a literatura como experiência estética, social e transformadora. 

“Que as reflexões e vivências dessa Jornada continuem inspirando novas práticas de leitura e ensino, fortalecendo o vínculo entre escola e universidade”, declarou a professora Dra. Gislene Barbosa durante o encerramento. 

Texto: Comunicação GEPPES – IFSP Presidente Epitácio

Coordenação geral: Dras. Gislene Aparecida da Silva Barbosa e Tamara de Lima

Apoio: CNPq e Prefeitura de Presidente Epitácio

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