Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aluna do curso de Letras recebe indicação ao Prêmio do CNPq

Natali Santos Braga Andrade, do sexto termo  do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês do IFSP- PEP, recebeu indicação ao  22º PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA do CNPq.

  • Publicado: Segunda, 14 de Abril de 2025, 18h15
  • Última atualização em Segunda, 14 de Abril de 2025, 18h17
imagem sem descrição.

Natali Santos Braga Andrade é estudante do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Presidente Epitácio e elaborou o Projeto intitulado Literatura juvenil à luz do bildungsroman: uma análise de A hora do amor, de Álvaro Cardoso Gomes sob a orientação dos professores  doutores Cleomar Pinheiro Sotta (Coordenador e Professor no curso até 2023 no IFSP -PEP, atualmente Professor na UNESP) e Maria Alzira de Souza Santos, atual Coordenadora do curso. O projeto foi financiado pelo  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica -PIBIC – CNPq e foi selecionado para concorrer ao  22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq. O prêmio foi criado em 2003 para reforçar as ações e premiar os bolsistas de Iniciação Científica dos programas institucionais com o objetivo de premiar os trabalhos de destaque, considerando os aspectos de relevância e de qualidade de seu relatório final de pesquisa.

 A estudante empreendeu, em primeiro lugar, uma revisão bibliográfica minuciosa a respeito do conceito de bildungsroman (romance de formação), tipo de romance que acompanha o desenvolvimento de uma personagem da infância ou adolescência até a idade adulta. Em seguida, realizou uma análise da obra A hora do amor (2001), de Álvaro Cardoso Gomes, destacando episódios em diferentes instâncias (casa, família, escola, amigos, paixão) que provocam o amadurecimento do protagonista Beto, o que permite classificar a narrativa como um romance de formação.

Os resultados da pesquisa foram organizados e exibidos no relatório final com uma redação argumentativa científica clara e consistente. Além disso, houve divulgação das conclusões parciais e finais em eventos científicos: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Mostra Científica, Cultural e Tecnológica (edições 2023 e 2024) e 15º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (Conict), publicação de resumos expandidos e submissão de um artigo a um periódico, Revista Leitura (ainda em fase de avaliação).  A indicação da licencianda ao prêmio ressalta a importância da participação de alunos  nos projetos de iniciação científica, os saberes literários da estudante no âmbito da pesquisa foram ampliados, especialmente sobre os estudos de teoria da literatura, análise e crítica literária, contribuindo significativamente para a sua formação acadêmica.

O prêmio consta de uma quantia, em dinheiro, no valor de R$ 10 mil e uma bolsa de mestrado ou de doutorado no país, com prazo limite de início de utilização de 24 meses, a partir da cerimônia de entrega da premiação. Todos os bolsistas, de qualquer categoria, receberão ainda, como parte de sua premiação, passagens aéreas e hospedagem, para permitir que eles recebam a premiação, na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC.

O resultado dos trabalhos premiados ocorrerá até junho de 2025, mas os orientadores, demais professores  e alunos do curso de Letras já parabenizam  a aluna pela indicação e pela dedicação à pesquisa  e ao curso. A estudante faz parte do grupo de pesquisa GEPPES - IFSP: Política, educação e sociedade e também tem  participação  ativa em eventos científicos e projetos de extensão, o que revela engajamento com ensino, pesquisa e extensão, pilares fundamentais para um licenciando em formação.

 

  

 A aluna Natali com o professor Cleomar e com a professora Maria Alzira em apresentações do trabalho na Mostra Científica, Cultural e Tecnológica (edições 2023 e 2024)

registrado em:
Fim do conteúdo da página