PIBID Letras no Maio Laranja: Escola Marina realiza caminhada de conscientização contra o abuso e a exploração sexual infantil
Bolsista do Pibid Letras acompanhou as ações na escola estadual

Por Dandara Emannuely Silva
No dia 15 de maio de 2025, a Escola Estadual Marina Amarante Ribeiro Vasques Sanches, em Presidente Epitácio - SP, realizou uma caminhada em prol à campanha de combate à exploração e ao abuso sexual infantil no Brasil. A ação contou com a participação de todos os alunos e do corpo docente da referida escola, o evento foi acompanhado pela aluna bolsista do PIBID Letras, Dandara Emannuely Silva, sob a supervisão da Professora Supervisora Luciana Raquel Alves Lopes Duarte.
O momento é considerado o “Dia D” da campanha Maio Laranja, que acontece ao longo de todo o mês. A ação contou com banners, placas com frases como “Infância segura, vida mais pura” e balões na cor laranja, símbolo da campanha. Os alunos foram organizados no portão de entrada da escola para realizar uma caminhada pelas proximidades, utilizando esses recursos com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para o tema. Para a aluna Mariana Santos, do segundo ano do ensino médio, essa ação foi muito significativa: “Acredito que é uma campanha muito importante e que ensina muitas coisas”.
A campanha do Maio Laranja visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, foi estabelecida pela Lei nº 14.432/2022. A lei determina que a campanha deve ser realizada no mês de maio anualmente em todo o Brasil. A servidora da escola Marina, Jaqueline Cruz relatou sua opinião sobre a importância do ato: “Tem muita criança que vive em situação de abuso e não tem acesso à informação, a campanha pode ajudar a enfrentar casos de exploração infantil”.
Esse momento proporcionou à aluna bolsista do PIBID entender que a educação vai além do conteúdo formal, incluindo também a formação cidadã e a promoção de valores humanos fundamentais, como o respeito ao próximo. Participar de campanhas voltadas a temas sensíveis, como o Maio Laranja, fortalece no professor o compromisso ético com a proteção dos alunos e da comunidade.
Banners utilizados durante a caminhada
Alunos e servidores se reunindo para iniciar a caminhada
Alunos e servidores reunidos ao final da caminhada
Redes Sociais