Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Brinquedoteca

Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 16h52 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 21h00

Historicamente, o brincar pode ser concebido como um importante elemento da cultura, em especial, na infância, tendo em vista os modos pelos quais o brinquedo e a brincadeira, se entrelaçam ao desenvolvimento infantil, dando significado as construções e as descobertas da criança nas suas ações e interações com o mundo.

Vygotsky (1998) enfatiza que a aprendizagem, numa perspectiva cognitiva, de construção do pensamento e desenvolvimento infantil, se constitui a partir da ação da criança com o brinquedo, colocando em jogo sua capacidade criativa no campo das ideias, como imaginar e “fazer de conta”, sendo capaz de afastar-se, facilmente, do sentido literal da coisas. De acordo com Vygotsky (1998, p. 130) “A criação de uma situação imaginária não é algo fortuito na vida da criança; pelo contrário, é a primeira manifestação da emancipação da criança em relação às restrições situacionais”.

Nesse sentido, a brinquedoteca infantil pode se configurar como um espaço privilegiado para as interações e criações das crianças, favorecendo sua aprendizagem e desenvolvimento. Portanto, no contexto da formação de professores, é fundamental não apenas conceber as contribuições significativas da brinquedoteca para o desenvolvimento da criança como também, refletir sobre o papel do professor, como mediador e potencializador das aprendizagens, nesse ambiente.

A oferta de diversos brinquedos, propositalmente planejados e organizados para favorecer o brincar e as interações, possibilita não apenas o desenvolvimento e a aprendizagem infantil, mas permite ao professor observar e compreender a criança, enquanto brinca, espontaneamente, sem grandes interferências do adulto. No sentido pedagógico, tal observação fornece, ao professor, importantes informações sobre a criança como a construção e o desenvolvimento da linguagem, a capacidade criativa e de interação com o outro, entre outros aspectos, além de possibilitar intervenções significativas, por meio da brincadeira.

A brinquedoteca tem sido utilizada como laboratório em algumas disciplinas do curso, como Fundamentos e Diretrizes da Educação Infantil com o objetivo de pensar propostas e refletir sobre o que fundamenta estas propostas (reflexão teórico-prática por escrito) dentro de temas como:

  • Relação entre cuidar e educar
  • Concepção de infância e de criança
  • Papel da brincadeira no desenvolvimento infantil
  • Resgate de memória de brincadeiras - aula prática e posterior reflexão teórica sobre o tema

 

Regulamento da Brinquedoteca/Laboratório Didático da Pedagogia

 

Fim do conteúdo da página