Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

XVI ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA -Diversidades, Conhecimentos e Experiências em Educação Matemática: vislumbrando outros horizontes da pesquisa/prática em sala de aula

1ª Feira Paulista de Matemática/ UNESP Presidente Prudente

  • Publicado: Quarta, 13 de Mai de 2026, 15h55
  • Última atualização em Quarta, 13 de Mai de 2026, 19h15

A 1ª Feira Paulista de Matemática, aconteceu  no dia 23/04/2026, das 14h às 18h, durante o XVI Encontro Paulista de Educação Matemática. O evento tem como tema “Diversidades, Conhecimentos e Experiências em Educação Matemática: vislumbrando outros horizontes da pesquisa/prática em sala de aula”.

Ocorreu no período de 22/04/2026 a 25/04/2026, na modalidade presencial, na Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp, localizada em Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Presidente Epitácio participaram da I Feira Paulista de Matemática, realizada nas dependências da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, em Presidente Prudente/SP.

A participação ocorreu no contexto das atividades de curricularização da extensão, evidenciando o compromisso do curso com a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, bem como com a formação docente pautada em experiências acadêmicas significativas e socialmente referenciadas.

Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos sob orientação do Prof. Dr. Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira, no componente curricular Fundamentos de Matemática, e da Profa. Esp. Pricila Paixão Martins Rosa, no componente de LIBRAS, em uma proposta interdisciplinar que buscou integrar conhecimentos matemáticos, práticas inclusivas e reflexões pedagógicas voltadas à formação de futuros professores.

A atividade proporcionou aos estudantes a oportunidade de socializar produções acadêmicas construídas ao longo do semestre, dialogando com diferentes perspectivas da Educação Matemática e ampliando repertórios teórico-metodológicos fundamentais para a atuação na Educação Básica.

A realização da Feira ocorreu concomitantemente ao XVI Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), evento de grande relevância para a área, que nesta edição teve como temática “Diversidades, conhecimentos e experiências em Educação Matemática: vislumbrando outros horizontes da pesquisa/prática em sala de aula”. O encontro reuniu pesquisadores, docentes e estudantes de diferentes instituições, promovendo debates, socialização de pesquisas e reflexões sobre os desafios contemporâneos da Educação Matemática.

A participação dos estudantes do IFSP/Campus Presidente Epitácio nesse espaço acadêmico reforça a importância de experiências extensionistas como estratégia formativa, possibilitando o protagonismo estudantil, a interlocução com outras instituições e o fortalecimento de práticas pedagógicas comprometidas com a inovação, a inclusão e a transformação social.

 

O aluno Alexandre Fernandes Curato, do Curso Técnico em Informática, colaborou com a construção do livro sólido geométrico com o grupo da Pedagogia, cujo trabalho foi apresentado na Feira de Matemática.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página