Comunidade Surda presente no IFSP-PEP em ação da Curricularização da Extensão do curso de Letras
Disciplinas de Sociolinguística e Libras do 5º termo de Letras realizam ação de Curricularização da Extensão com a comunidade surda de Presidente Epitácio.
Como resultado do Projeto de Curricularização da Extensão que uniu as disciplinas de Sociolinguística e de Libras, as professoras Anita Fregonesi e Pricila Paixão, juntamente com os alunos do 5º termo do curso de Letras, no dia 28 de novembro, nas dependências do IF, realizaram um evento para debater e esclarecer questões de preconceito e variação linguística com a comunidade surda de Presidente Epitácio.
Com o auxílio da intérprete Adriana Pícoli e por meio de explicações clarificadas com slides bastante visuais e ilustrativos e um vídeo sinalizado produzidos pelos alunos, foram apresentados para os surdos exemplos de variações linguísticas presentes nas duas línguas (Português e Libras) e também discutidas questões de preconceito linguístico na comunidade surda a partir da leitura de artigos científicos sobre o tema.
Ao final da apresentação, os surdos socializaram com os alunos suas experiências em relação ao tema proposto, permitindo a validação de sua identidade e cultura. Para encerrar as atividades, foi servido um lanche e, num momento de descontração, alguns surdos dramatizaram cenas que fazem parte de seu dia a dia, em uma completa interação com os alunos e demais participantes da atividade.
Redes Sociais